Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

CE: Fest Berro 2010 movimentará Tauá

postado em 09/11/2010

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com a realização de consultorias, treinamentos e palestras voltados para temas como manejo alimentar e nutricional de caprinos e ovinos, e o aprimoramento desses rebanhos, a Agência Regional do Sebrae Ceará em Tauá, no Sertão do estado, definiu a sua programação técnica para o Fest Berro 2010 - VIII Feira de Negócios de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns, que acontece de 16 a 21 de novembro. Reconhecido como um dos maiores eventos da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura cearense, o Fest Berro é, também, uma vitrine dos avanços do setor na região, além de ser uma oportunidade para que os produtores se reúnam e troquem experiências e informações.

Localizado a 344 quilômetros de Fortaleza, o município de Tauá tem uma ligação especial com a ovinocaprinocultura. Ele possui, hoje, o maior rebanho do estado e desenvolveu um produto gastronômico que é referência: a manta de carneiro de Tauá. Ela é considerada parte da cultura culinária desta parte do Ceará, o que levou a Embrapa Caprinos, em parceria com o Sebrae Ceará e outras instituições, a iniciar o processo de sensibilização para conseguir a Indicação Geográfica do produto.

A Indicação Geográfica (IG) concede ao produto o nome da região em que é produzido. Sendo assim, a IG representa um ganho na proteção do produto; no desenvolvimento rural, em especial, de zonas rurais menos favorecidas; na promoção e facilidade de exportação ao promover a garantia de qualidade; e no desenvolvimento econômico, já que há um aumento do valor agregado do produto.

A manta de carneiro de Tauá é produzida de forma artesanal, com conhecimentos repassados por familiares há gerações e contendo aspectos próprios da cultura local. O trabalho de sensibilização é para permitir o estabelecimento das características mínimas que o produto deve apresentar, compatíveis com a garantia da qualidade e para a segurança do alimento. A ideia é que, a partir dessa certificação, somente os produtores ou prestadores de serviços incluídos na zona de produção delimitada, e que produzem de maneira homogênea, poderão utilizar o nome da região no produto.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (88) 3437-2388

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade