Localizado a 344 quilômetros de Fortaleza, o município de Tauá tem uma ligação especial com a ovinocaprinocultura. Ele possui, hoje, o maior rebanho do estado e desenvolveu um produto gastronômico que é referência: a manta de carneiro de Tauá. Ela é considerada parte da cultura culinária desta parte do Ceará, o que levou a Embrapa Caprinos, em parceria com o Sebrae Ceará e outras instituições, a iniciar o processo de sensibilização para conseguir a Indicação Geográfica do produto.
A Indicação Geográfica (IG) concede ao produto o nome da região em que é produzido. Sendo assim, a IG representa um ganho na proteção do produto; no desenvolvimento rural, em especial, de zonas rurais menos favorecidas; na promoção e facilidade de exportação ao promover a garantia de qualidade; e no desenvolvimento econômico, já que há um aumento do valor agregado do produto.
A manta de carneiro de Tauá é produzida de forma artesanal, com conhecimentos repassados por familiares há gerações e contendo aspectos próprios da cultura local. O trabalho de sensibilização é para permitir o estabelecimento das características mínimas que o produto deve apresentar, compatíveis com a garantia da qualidade e para a segurança do alimento. A ideia é que, a partir dessa certificação, somente os produtores ou prestadores de serviços incluídos na zona de produção delimitada, e que produzem de maneira homogênea, poderão utilizar o nome da região no produto.
As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Para mais informações entre em contato pelo telefone: (88) 3437-2388
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!