Esta será a primeira edição do Seminário, que mobilizará a Embrapa, Banco do Brasil, Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e organizações estaduais de pesquisa agropecuária (Oepas) do Nordeste. A ideia é reunir instituições de pesquisa e de fomento a atividades agropecuárias para troca de experiências e fortalecer a integração já presente em parcerias entre a Embrapa e as demais entidades participantes.
O Seminário será aberto na quarta-feira, dia 21, às 8 horas, com mesa redonda sobre abordagens para desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura. Serão debatidas as estratégias dos projetos Aprisco, do Sebrae, voltado para caprinocultura e ovinocultura no Nordeste brasileiro; Nordeste Territorial, do BNB, de investimento em cadeias produtivas da região; Integrar, da Embrapa Caprinos e Ovinos com entidades parceiras, que visa fortalecer o processo de inovação tecnológica e organizacional da caprinocultura e da ovinocultura. A mesa redonda trará também experiências de projetos da Embrapa, como o programa Balde Cheio, e do Banco do Brasil.
Os dias 22 e 23 serão reservados para capacitação de técnicos da Ematerce, do Sebrae, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), das Oepas e do projeto Bioma, do Banco do Brasil. O curso Planejamento Técnico da Unidade Produtiva terá como foco o manejo para alimentação de caprinos e ovinos. Os interessados em novas tecnologias e serviços para a criação dos animais em agricultura familiar terão formação sobre assuntos como pastagens, ração e suplementos alimentares. O curso acontece das 8 às 17 horas.
O encerramento do Seminário acontece no dia 24 (sábado), a partir das 9 horas, com palestra sobre melhoramento animal e leilão de animais na sede da Associação dos Empregados da Embrapa (BR-222, km 222). Serão leiloados reprodutores das raças Somalis, Santa Inês, Anglo-nubiano, Boer e Saanen e matrizes das raças Somalis e mestiços de Dorper.
As informações são de Adilson Nóbrega, jornalista da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Para mais informações entre em contato pelo box abaixo ou pelo telefone (88) 3112-7528.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!