A tecnologia do Kit Embrapa de Ordenha Manual para leite de cabra é uma das mais recentes introduzidas pela empresa. O kit consiste em uma série de equipamentos para procedimento higiênico na ordenha, com objetivo de evitar a contaminação do produto por bactérias e resíduos de antibióticos e vermífugos. A expectativa é colaborar para obtenção da melhor qualidade possível no leite de cabra e seus derivados (queijos, iogurtes, doces), com um kit de baixo custo, acessível à realidade de pequenos produtores rurais, permitindo melhor qualidade à produção. O kit consiste em um balde semiaberto para ordenha, um balde de plástico para água clorada, cloro comercial, um par de luvas de borracha, detergente em pó, escova ou bucha natural, entre outros acessórios. Em média, o conjunto custa R$ 150,00.
Da linha de alimentos desenvolvidos pelas pesquisas da Embrapa Caprinos e Ovinos, estarão disponíveis para degustação no evento as variedades dos queijos de leite de cabra dos tipos minas frescal, de coalho defumado e de coalho adicionado com pequi, além de queijos probióticos. Alguns destes produtos seguem tendências de valorização regional, com uso de ervas e plantas da caatinga, e de alimentos funcionais, com resultados benéficos à saúde humana. A empresa levará também a linguiça frescal de carne caprina.
Para nutrição dos animais, a Embrapa apresenta as possibilidades do uso do pedúnculo de caju e do farelo de mamona para alimentação de caprinos e ovinos. O uso do pedúnculo de caju proporciona aproveitamento de subproduto da cajucultura, oferecendo alternativa de qualidade para nutrição animal. Processo semelhante acontece com o farelo de mamona, aproveitado da produção do biodiesel, que, com a eliminação de componentes tóxicos, passa a ser utilizada para alimentação de caprinos leiteiros. O aproveitamento do pedúnculo e do farelo pode proporcionar, ao agricultor nordestino, alternativas para reduzir a necessidade da importação de outras fontes de alimentação, como o farelo de soja, otimizando os custos da produção.
Também serão apresentados, no evento, técnicas para inseminação artificial em caprinos e ovinos e as vantagens do modelo do Sistema Agropecuário de Produção Integrada. As tecnologias apresentadas são resultados das mais recentes pesquisas para desenvolvimento da caprinocultura e da ovinocultura brasileiras, conduzidas pela Embrapa Caprinos e Ovinos, que completa 35 anos de atuação na semana de realização do PECNORDESTE 2010.
Os produtos e tecnologias da Embrapa estarão expostos no stand institucional da empresa e na Galeria de Inovações Tecnológicas, espaço coordenado pela Embrapa e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), ambos abertos à visitação no Centro de Convenções de Fortaleza, durante o período do PECNORDESTE 2010.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Para mais informações sobre o PECNORDESTE, entre no site do evento.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!