A produção integrada emprega tecnologias baseadas nas Boas Práticas Agropecuárias (BPAs), que permitem o controle de todo o processo produtivo por meio do monitoramento dos procedimentos e da rastreabilidade em todas as etapas, desde a aquisição de insumos até a oferta do produto ao consumidor.
Tudo para obter alimentos seguros, livres de contaminação e com melhor qualidade, produzidos dentro dos princípios de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
O coordenador do projeto piloto do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) de Ovinos e Caprinos, Selmo Fernandes, explicou que o Sapi é um programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que vem sendo empregado em diversas áreas como fruticultura, pecuária bovina e, mais recentemente, na pecuária de caprinos e ovinos.
O projeto piloto para ovinos e caprinos está em execução nos sertões dos Inhamuns, no Ceará, visando garantir o melhor funcionamento de todas as etapas da produção. Ou seja, melhorar a integração entre os elos da cadeia produtiva; organizar a estrutura operacional da unidade produtiva; os manejos zootécnico e alimentar, sanitário, de bem-estar dos animais e a gestão sócio-ambiental, utilizando-se de registros e normas padronizadas conforme os procedimentos das BPAs.
As informações são da Embrapa Caprinos.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!