Na propriedade, foram plantados sete hibridos de milho destinados à silagem, fornecidos por sete empresas produtoras de sementes. As culturas estão agora em fase de colheita, o que permitirá aos produtores avaliar os resultados obtidos com cada híbrido. Os técnicos vão demonstrar ainda as etapas de uma boa produção de silagem de milho.
Para o Circuito Zona da Mata de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta deste ano estão previstos dez dias de campo, em duas etapas. Na primeira, com seis eventos, o foco será o milho destinado à silagem, cultivado em integração com a braquiária, utilizada como pastagem para o gado durante o inverno. A segunda etapa vai abordar outros modelos de integração, como a pecuária com lavoura e floresta. O encerramento do circuito será realizado na Semana do Fazendeiro, em Viçosa.
"Os produtores que participam poderão observar na prática as técnicas adotadas, e estarão preparados para aplicar esses novos conhecimentos já no final do ano, em suas propriedades", afirma o coordenador técnico regional da Emater-MG em Viçosa, Rogério Jacinto Gomes. O circuito é uma realização da Emater-MG, em parceria com a UFV (Universidade Federal de Viçosa).
Temas
De acordo Rogério Jacinto, coordenador do circuito, durante os eventos são abordados temas como a conservação do solo e da água, por meio do plantio direto, recuperação de pastagens degradadas e integração nas modalidades lavoura-pecuária; lavoura-pecuária e floresta; pecuária-floresta; e lavoura-floresta; além de produção de grãos e silagem, e de manejo de pastagens.
Os próximos dias de campo já programados são em Dionísio, no dia 29 de janeiro; em Barão do Monte Alto, dia 31; em Mutum, no dia 4 de fevereiro e em Porto Firme, no dia 6.
As informações são do Diário do Comércio.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!