As tecnologias selecionadas para o estande vão ao encontro da ideia de que é preciso avançar o conceito de salvar os animais da seca para nutrir os animais adequadamente durante todo o ano. A mudança de paradigma é possível, por exemplo, com o uso de plantas adaptadas ao semiárido, de subprodutos agroindustriais ou com suplementação alimentar. Técnicas para melhor uso dos recursos forrageiros também proporcionam ao produtor conviver bem com as condições adversas do semiárido brasileiro.
A participação dos pesquisadores da Embrapa na programação de palestras será aberta por Juan Ferelli, que apresentará estratégias de coordenação da cadeia produtiva. Selmo Fernandes abordará questões pertinentes à transferência de tecnologia. Alice Andrioli abordará o bem estar animal e as alternativas de alimentação para caprinos e ovinos no semiárido será o tema da palestra ministrada por Marcos Cláudio Pinheiro.
Na agenda de quarta-feira, está programada palestra sobre a produção de leite de cabra em pastagem cultivada, que será ministrada por Ana Clara Cavalcante. As pesquisadoras Hellen Guerreiro e Selene Benevides falarão, respectivamente, sobre agregação de valor a carne ovina e produção de queijo de cabra.
No último dia de palestras, os temas serão o orçamento forrageiro, o controle integrado da Artrite Encefalite Caprina (CAE) e os ovinos e caprinos na integração lavoura-pecuária. Os palestrantes são Ana Clara Cavalcante, Raymundo Rizaldo e Eden Fernandes.
O Pecnordeste é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) e os Sindicatos Rurais.
A programação completa pode ser acessada no site www.pecnordeste.com.br.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!