Os equipamentos são um circuito e uma sonda que trabalham em conjunto na coleta de embriões pela via transcervical de caprinos e ovinos. O pesquisador Jeferson Ferreira da Fonseca, um dos inventores dos equipamentos, explica que o circuito e a sonda tornarão mais eficaz a coleta de embriões pela via transcervical. Neste método, os animais não passam por intervenção cirúrgica, o que ocorre nos métodos tradicionais.
O circuito e a sonda foram desenvolvidos respeitando as características anatômicas de pequenos ruminantes, especialmente cabras e ovelhas. "Além de promover maior bem estar, evitando sequelas físicas para os animais, o processo permite o aumento na taxa de recuperação de embriões, além de maior eficiência, controle e segurança na coleta", diz Fonseca. Segundo o pesquisador, a caprinocultura e a ovinocultura brasileira passam por um sensível crescimento. No entanto, o mercado carece de produtos tecnológicos para aprimorar a produção animal. Atualmente a coleta de embriões nestes animais utiliza materiais adaptados de outras espécies. "Equipamentos específicos para as características anatômicas de pequenos ruminantes podem consolidar a coleta de embriões pela via transervical. Este é um mercado promissor a ser explorado", afirma Fonseca.
Os dois equipamentos já estão protegidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Agora, o objetivo da Embrapa é atrair empresas do ramo de insumos para reprodução interessadas em produzir e comercializar estes equipamentos.
Outras informações sobre as tecnologias podem ser obtidas junto à Embrapa por meio dos e-mails: negocios@cnpgl.embrapa.br ou chtt@cnpc.embrapa.br
As informações são da Embrapa Gado de Leite, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!