A compostagem é um processo controlado e biológico de decomposição de material orgânico, que aplicado a animais permite que carcaças e restos de parição - como placentas, por exemplo - sejam eliminados sem prejuízos ao meio ambiente ou riscos de contaminação. Apresenta ganhos em relação aos métodos tradicionais, como o enterro de carcaças (que pode contaminar o lençol freático), a incineração (que pode emitir gases nocivos) ou o abandono dos animais mortos, que gera mau cheiro e atração de moscas.
Quando corretamente conduzida, pode eliminar, inclusive os odores da decomposição em poucas horas. A compostagem permite, ainda, a formação de um composto orgânico que pode ser usado que pode ser usado como adubo na propriedade rural.
No Brasil, pesquisas da Embrapa já adotam, há alguns anos, a compostagem como destino para carcaças de suínos e aves. Recentemente, as unidades Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Gado de Leite têm adaptado a tecnologia para aplicação em animais ruminantes.
O I Workshop tem início no dia 1º com ciclo de palestras, que terá a presença da pesquisadora Doralice Paiva, aposentada da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), uma das pioneiras na pesquisa com compostagem para aqueles animais, e dos professores Jean Bonhotal e Mary Schwarz, ambos da Universidade de Cornell (EUA), que mostrarão técnicas sobre a compostagem de bovinos a céu aberto. Também serão palestrantes Eduardo Oliveira, da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marcelo Otênio e Priscila Nascimento, da Embrapa Gado de Leite, que apresentarão detalhes das experiências de pesquisa sobre o assunto conduzidas pela empresa.
No dia 2, haverá dia de campo, que mostrará etapas como a preparação das carcaças de caprinos e ovinos, preparação de substrato, montagem e abertura de pilhas de compostagem. Nos dias 3 a 5, já em Valença, os participantes farão visitas aos sistemas de produção e setor de compostagem, além de reunião para debater parcerias para novos projetos de pesquisa.
Inscrições
Os dois primeiros dias do Workshop, em Sobral, serão abertos à participação do público. Os interessados devem entrar em contato com Weliton Lima, nos dias 29 e 30 de novembro, das 7h30 às 16h30, pelo telefone (88) 3112.7546 ou e-mail: weliton@cnpc.embrapa.br. As vagas são limitadas.
As informações são da Embrapa, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!