Os formandos terão como Paraninfo Roberto Cano de Arruda, diretor da Sociedade Rural Brasileira e engenheiro agrônomo formado pela ESALQ em 1963. O mestre de cerimônias será o professor Luiz Gustavo Nussio, do departamento de Zootecnia (LZT). O patrono de cada turma será, respectivamente, Christiano Ernesto Burmeister (Diretor Presidente da Iharabras S/A Indústrias Químicas), para a turma de Engenharia Agronômica; Antonio Sergio Alípio (Diretor Presidente da Veracel Celulose S/A), da turma de Engenharia Florestal; Ivan Wedekin (Diretor de commodities da BM&F-Bovespa), da turma de Ciências Econômicas; Miguel Graziano Russo (Vice-Presidente da Independência Alimentos Ltda.), da turma de Ciências dos Alimentos; Marcos Sawaya Jank (Presidente da UNICA - União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), da turma de Gestão Ambiental; Siu MuiTsai (Professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA), da turma de Ciências Biológicas.
No dia 24, as comemorações dos formandos continuam. As 11h, ocorrerá no Salão Nobre da ESALQ a Cerimônia de Ação de Graças e as 12h, haverá no parque da Escola o plantio das árvores da Classe de 2008.
Engenheiro Agrônomo nº 10.000
No ano em que a USP completa 75 anos e a ESALQ completará 108, a cerimônia de formatura das turmas de 2008 marcará mais um importante fato histórico: a formação do engenheiro agrônomo nº 10.000, que será a aluna Susana Lin. Susana fala do significado dos anos passados na Escola. "Considero a ESALQ a minha segunda casa, pois conheci os meus amigos e aqui encontrei a base e os fundamentos para o meu crescimento e desenvolvimento profissional, o que possibilitará a abertura de muitas portas e oportunidades", enfatiza. Sobre a homenagem, a aluna que se identificou com as áreas de produção vegetal e agroindústria, só tem a agradecer. "Tenho muita honra de receber o prêmio de Engenheiro Agrônomo nº 10.000. Gostaria de agradecer tudo isso a Deus, meus pais, a ESALQ - principalmente aos professores e meu orientador professor Ernani Porto por ter se esforçado e dedicado o seu tempo durante a minha trajetória acadêmica, e por fim, o apoio dos meus queridos amigos".
Para o diretor da ESALQ, Antonio Roque Dechen, "o fato é marcante pois cumpre o papel central da Universidade que é a formação de profissionais que com seriedade e competência atuam no desenvolvimento da agricultura brasileira". Dechen reforça ainda o papel da Escola no cenário do agronegócio. "A atuação dos profissionais de agronomia é responsável pelo atual desempenho maçante do País no cenário agrícola internacional. O sucesso do agronegócio brasileiro tem a participação da ESALQ", ressalta.
Dupla diplomação em Engenharia Agronômica
A cerimônia deste ano marca também a consolidação do programa de dupla diplomação em engenharia agronômica, dentro do convênio de parceria entre Brasil e França. Por conta deste fato, estarão presentes professores franceses de três instituições daquele país, por conta da formatura da 1ª turma da dupla diplomação. São eles: professor Claude Barbichon (coordenador de Relações Internacionais da AgroParisTech/Paris); professora Marie Lummerzheim (coordenadora de Relações Internacionais da E.I. Purpan/Toulouse); professor Stéphane Brochier, diretor de Relações Internacionais da FESIA (Federação das Escolas Superiores de Engenharia em Agricultura) -ESA/Angers; professor Yannick Lautrou, especialista em zootecnia da ESA/Angers; professor Sébastien Couvreur, veterinário da ESA/Angers. Participaram do programa de dupla diplomação, até 2008, seis alunos brasileiros e três franceses.
As informações são da Esalq.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!