Uma das carnes mais valorizadas no Brasil atualmente é a de ovinos e de caprinos, que vêm ganhando espaço entre as carnes das demais espécies animais. Porém, é necessário uma oferta constante de carne e de seus produtos, além da padronização das carcaças e dos cortes cárneos, para que a carne ovina e caprina seja mais uma opção ao consumidor. No entanto, é necessário saber a preferência do consumidor, para que os frigoríficos e abatedouros de ovinos e caprinos possam repassar tais informações aos produtores, e assim, permitir aos criadores produzirem carne de acordo com um padrão específico (mercados consumidores).
Este estudo tem por objetivo gerar um banco de dados, a partir de um questionário on line que está sendo disponibilizado para todos os frigoríficos e abatedouros de ovinos e caprinos do Brasil, com perguntas relacionadas à compra de animais, serviço de inspeção adotado pelos estabelecimentos que abatem os animais, raças e cruzamentos mais interessantes para a indústria adquirir, peso de abate, destino da pele, órgãos e vísceras dos animais, locais de comercialização da carne e demais perguntas relacionadas à atividade de produção de carne ovina e caprina. A partir destas informações será possível conhecer as dificuldades, interesses, limitações e qual o produto (raça, cruzamento, peso de abate, sistema de criação e alimentação dos animais) desejável de compra pelas empresas. Este questionário contribuirá para auxiliar a organização da cadeia produtiva da carne ovina e caprina.
O estudo fornecerá informações essenciais para as indústrias que abatem estas espécies animais, para os produtores de ovinos e caprinos, e demais seguimentos da cadeia produtiva, no intuito, de auxiliar o crescimento da produção de carne com qualidade. Portanto, contamos com a participação de todos os frigoríficos e abatedouros de ovinos e caprinos do Brasil, para proporcionar ao estudo uma análise com credibilidade. Caso alguma empresa não tenha acesso ao questionário, favor entrar em contato (rafaelsbp@gmail.com) com o autor do estudo para sua participação.
Responsável pelo estudo: Rafael Silvio Bonilha Pinheiro - Zootecnista e Doutorando em Zootecnia (Produção Animal) da FMVZ/Unesp, Botucatu - SP
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!