Em atividade desde 2005, o Lã Pura conta com a participação de empreendedoras dos municípios de São Borja, Uruguaiana e Santana do Livramento. O grupo utiliza a cultura regional, os hábitos e os costumes da região para agregar valor aos produtos artesanais.
"Traçamos, ao longo dos últimos três anos, uma série de metas focadas no desenvolvimento do artesanato regional. Em 2008, com o desejo, esforço e cooperação de todas as integrantes do grupo, oficializamos o registro da Cooperativa Lã Pura, a segunda cooperativa de artesanato registrada no Projeto Talentos do Brasil", recorda o gestor do projeto Desenvolvimento Turístico do Pampa Gaúcho, Marcelo Baranski Feres. A conquista, segundo ele, impulsionou a autoestima do grupo e a demanda por novas ações empreendedoras. "Com a cooperativa formalizada e as vendas aumentando, sentimos a necessidade de ampliar as formas de comercialização, criando uma forma acessível aos mais diferentes mercados", relata.
A artesã Cleni Ocampos Feldberg, uma das empreendedoras responsáveis pela produção das coleções do grupo Lã Pura, ressalta que, em 2008, foram comercializadas cerca de 1,9 mil peças, entre roupas e acessórios. "Para 2009, devemos duplicar essa produção, disseminando ainda mais a marca Lã Pura, tanto para o mercado interno quanto para o externo", afirma.
Outra novidade que deverá ser apresentada em breve pelo grupo é a Coleção Lã Pura 2009. As peças, em fase final de confecção, prometem agregar valor e leveza à lã através da mistura entre cambraia de algodão e elastano.
As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!