O curso é voltado para técnicos e produtores que atuam na ovinocaprinocultura, que queiram tirar suas dúvidas sobre esse complexo assunto: a verminose e seu controle em pequenos ruminantes. Provocada por diversos parasitas, mas principalmente pelo Haemonchus contortus, a verminose ainda é a doença que mais mata e/ou provoca prejuízos em pequenos ruminantes no Estado de São Paulo, e no Brasil.
De acordo com a pesquisadora e coordenadora do evento Cecília José Veríssimo, os vermes gastrintestinais encontram-se, principalmente, nas pastagens, e os animais se contaminam diariamente. Sendo assim, é preciso saber os cuidados que se deve ter com cada categoria animal, e os fatores que aumentam sua resistência ou suscetibilidade à doença, acrescenta a pesquisadora. Cuidados como manejo, alimentação e genética para evitar a doença, bem como os vermífugos disponíveis, atualmente, no mercado e, como usá-los corretamente, e alternativas ao uso dos anti-helmínticos serão assuntos abordados na parte teórica do curso, que acontecerá pela manhã. Na parte da tarde, haverá aula prática, ensinando como se deve utilizar o método Famacha® de controle seletivo da verminose e outras práticas importantes na avaliação dos animais.
As informações são do Instituto de Zootecnia (IZ) adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Para mais informações sobre a programação e inscrição, os interessados devem acessar o link: http://www.iz.sp.gov.br/evento.php?id=169
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!