Dentro do bom manejo está uma alimentação correta e bem equilibrada, na qual entram ingredientes proteicos e energéticos. O curso conta com a palestra do pesquisador do IZ Mauro Sartori Bueno, especialista em nutrição de ovinos e caprinos, que falará da importância da nutrição no controle da verminose, dando boas dicas de alimentos que podem ser utilizados pelo produtor rural e como usá-los em uma ração equilibrada no dia a dia da propriedade.
Haverá, ainda, duas convidadas que vêm de fora do Instituto: a médica veterinária e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Simone Méo Niciura, que vai apresentar os resultados sobre seus estudos a respeito da genética dos principais parasitos de ovinos e caprinos e falar sobre esse fenômeno da resistência dos parasitas no Brasil e no mundo; a outra convidada é a pós-doutoranda Priscila Silva Oliveira, médica veterinária com doutorado na área de melhoramento animal, e cujo trabalho buscou encontrar marcadores genéticos para a resistência à verminose em ovinos da raça Santa Inês. As outras aulas serão ministradas pela médica veterinária e pesquisadora do IZ Cecília José Veríssimo, que trabalha com ovinos há 3 décadas, com ênfase em estudos sobre verminose. Ela falará sobre o ciclo de vida dos principais vermes, assim como alternativas de controle, que incluem o manejo, homeopatia, fitoterapia, inimigos naturais, entre outros.
O curso será realizado no dia 06 de agosto de 2014, iniciando às 9 horas. Na parte da tarde, após a palestra sobre seleção de ovinos resistentes à verminose, haverá aula prática, no campo, onde os participantes aprenderão a utilizar o cartão Famacha®, grande arma a ser utilizada no controle da verminose, além de poderem praticar a colheita das fezes para exame, observar a presença de diarreia e aprender a avaliar a condição corporal e a dentição dos animais, importantes aspectos a serem considerados no controle seletivo da verminose.
As vagas são limitadas! Maiores informações sobre a programação e inscrição, www.infobibos.com/verminose
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!