Diante da importância desta atividade para a região, a Embrapa Semiárido, em parceria com diversas outras instituições, vem buscando alternativas sustentáveis que possam contribuir com a criação dos animais nesse ambiente. Resultados desses esforços foram reunidos no livro Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido, lançado pela Embrapa durante as comemorações dos 39 anos da instituição.
Na região semiárida, a atividade contribui para a geração de alimentos, aumento da renda e inserção social das famílias. "O povo sertanejo tem grande afinidade e vocação natural para a criação desses animais, os quais integram diversas manifestações culturais dessa população", afirma o pesquisador Tadeu Vinhas Voltolini.
O livro Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido traz importantes informações sobre esta atividade, abordando questões como a alimentação dos animais, uso da água, ambiente e instalações, manejos reprodutivo e sanitário, genética e melhoramento. Nele também é apresentada uma caracterização socioeconômica e ambiental da região e os principais sistemas de produção, além das boas práticas na criação e aspectos relacionados a produtos como a carne e o leite.
De acordo com o Chefe-Geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, o objetivo dessa publicação é disponibilizar informações que possam contribuir no aperfeiçoamento dos sistemas produtivos regionais, promovendo o aumento da renda dos produtores, a melhoria da qualidade dos produtos e a segurança alimentar dos consumidores.
O livro já está à venda, ao preço de R$ 50,00, e pode ser adquirido no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções em Petrolina-PE, ou através do Serviço de Atendimento ao Cidadão, que pode ser acessado no site www.cpatsa.embrapa.br, no link "Fale Conosco".
A edição contou com a colaboração de 62 autores de mais de 20 renomadas instituições nacionais, e teve o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As informações são da Embrapa, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!