Como parte das atividades, o Mapa promove o Simpósio sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo, nesta quinta-feira (15), no auditório da sobreloja do Ministério da Agricultura, em Brasília. O evento, organizado pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros), reúne pesquisadores, produtores rurais e técnicos para palestras, troca de informações sobre conservação do solo e adaptação dessas tecnologias à realidade brasileira.
Algumas ações e planos do Ministério da Agricultura oferecem aos produtores rurais apoio técnico e financeiro, com taxas diferenciadas. Um exemplo é a difusão de tecnologias e experiências práticas de recuperação e conservação do solo. O programa de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que consiste na rotação de pastagem com culturas como a prática de conservação do solo, proporciona mais qualidade, produtividade e diversificação da renda na propriedade.
O Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) tem linhas de crédito diferenciadas para a ILPF, com limite de crédito de até R$ 400 mil por produtor, a juros de 5,75 a 6,75% ao ano, com prazos de cinco a 12 anos e carência de dois ou três anos. O sistema de Plantio Direto na Palha busca o desenvolvimento agropecuário, por meio de práticas conservacionistas que, há mais de 30 anos, respondem positivamente à preservação ambiental.
Serviço
Simpósio sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo
Data: 15.4.2010 (quinta-feira)
Hora: das 8h30 às 12h30
Local: Auditório da sobreloja do edifício-sede do Ministério da Agricultura - Brasília/DF
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!