Seminário de Ovinocultura no Cerrado
O "Seminário de Ovinocultura no Cerrado" que será realizado na Acrissul (Parque de Exposição) é aberto ao público que terá a oportunidade de assistir a uma série de apresentações envolvendo temas sobre a criação de ovinos no Brasil Central. Especialistas da área vão abordar questões como: prospecção tecnológica, cadeia de produção, comercialização do produto, sistema agroindustrial, sanidade animal, manejo de pastagem, sistema de produção de ovinos e rede de pesquisa em melhoramento genético dos ovinos.
"Esperamos motivar o setor da ovinocultura do Estado e abrir frentes para o produtor", diz Fernando Reis, pesquisador e coordenador técnico do evento. Em sua opinião, o Estado tem potencial de mercado e o produtor pode constituir uma fonte de renda com os produtos oriundos da ovinocultura, como por exemplo, os animais de descarte (carneiros e ovelhas) podem ser utilizados no uso de embutidos como: lingüiça, hambúrguer, cafta, presunto, salame e defumados. Já os cordeiros, por se tratar de carne mais tenra, devem ser direcionados para o mercado.
O evento é propício integrar a cadeia produtiva e uma oportunidade para produtores e técnicos discutirem os problemas e soluções da classe e a organização da categoria. Além disso, durante o seminário os participantes poderão trocar experiências e tomar conhecimento de resultados de pesquisa.
Workshop de pesquisa em ovinos
O objetivo é discutir as potencialidades e oportunidades de cooperação para o fortalecimento da ovinocaprinocultura de corte no Estado de MS e região Centro-Oeste.
A primeira apresentação será referente à produção em escala, seguida da apresentação de proposta da Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos (ASMACO) relativa à integração a ovinocultura. O grupo também vai discutir questões sobre abate informal, organização de produtores na região de Dourados, Câmara Setorial, indústria frigorífica e padrão animal, ações de pesquisa em ovinocultura na Embrapa Gado de Corte e Núcleo Centro-Oeste e projetos cooperativos cujas prioridades são as pesquisas em melhoramento genético e sistema de produção.
"A expectativa com os dois eventos é muito grande. Precisamos captar demandas para subsidiar a geração de tecnologia, formar parcerias e organizar a classe produtora. Queremos fomentar o setor e oferecer segurança para o empreendedor rural", declara Fernando Reis, coordenador do Workshop.
As informações são da Embrapa Gado de Corte, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Para mais informações entre em contato pelo box abaixo ou pelo telefone (67) 3368-2038.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!