Para o presidente da Acrissul, Laucídio Coelho Neto, esse é um momento oportuno para os agropecuaristas de MS, já que "os produtores ao visitarem os campos da Embrapa conhecerão as tecnologias que a Empresa tem à disposição e o contato com os pesquisadores é uma oportunidade para troca de idéias e a chance para alavancarem seus negócios com a adoção dessas tecnologias. Mas é importante que haja curiosidade por parte do produtor e interesse em procurar técnicos e especialistas que possam ajudá-lo em meio às crises. Com a pesquisa podemos manter o nosso Estado como referência em rebanho de corte no Brasil", afirma Laucídio.
O coordenador da IV Dinapec, o pesquisador Rodrigo Amorim Barbosa, frisa que "nem toda tecnologia implica em aumento de custo de produção e o produtor precisa saber disso. Com as tecnologias de várias Unidades da Embrapa que ele encontrará na Dinapec e no Ciclo de Palestras ele perceberá que é possível gerenciar sua propriedade com mais eficiência e sem, necessariamente, alta nos custos".
A ovinocultura é uma atividade em plena expansão, assim é vista por diversos segmentos. Afinal, de acordo com dados do IBGE de 2007, o número de ovinos no Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 464 mil animais, sendo que em 2005, o total do rebanho não ultrapassou a casa dos 439 mil.
Entre suas vantagens, a facilidade de alimentação, a existência de área disponível, os aspectos reprodutivos favoráveis à maior produção/ha/ano e a pele ser considerada como fonte de renda são características interessantes para um investimento no ramo.
Coordenador do Núcleo Centro-Oeste de Ovinos da Embrapa, o zootecnista Fernando Reis, conta que a pesquisa está analisando os benefícios da integração ovino - bovino. "O pastejo combinado pode otimizar a propriedade. Para o ovinocultor a integração trará a descontaminação do pasto, reduzindo o sério problema com verminose que os criadores enfrentam. Estudos na Unesp apontam uma queda em até duas vezes o uso de vermífugo. Para os pecuaristas, a criação de ovinos é mais uma alternativa, com o incremento na produção de carne por área", avalia Reis.
Dinapec - A 4ª Dinapec tem o apoio da Finep, CNPq, Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), representada pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e tem como parceiros a Dow AgroSciences, Unipasto, Banco do Brasil e Bunge.
Mais informações: (67) 3368-2141 e 3368-2038
As informações são do MS noticias, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!