Durante o evento, também será apresentado o livro “La producción de ruminantes menores em las zonas áridas de Latinoamerica”, editado pelo engenheiro agrônomo Luis Iñiguez Rojas, pesquisador do Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (Icarda). A obra foi lançada em novembro de 2013, durante o Congresso Nordestino de Produção Animal, em comemoração aos 40 anos da Embrapa. Dividido em sete seções, aborda a produção de ruminantes nas zonas áridas da America Latina; o contexto da produção: vegetação nativa, tipos de sistemas de produção e mercados; experiências com pesquisa participativa e sinergia com projetos de desenvolvimento; fortalecimento da base forrageira: manejo de pasto nativo, plantas forrageiras convencionais e não convencionais; sistemas de alimentação e estratégias nutricionais; experiências em melhoramento genético animal e marco institucional e ações de desenvolvimento.
Palestras e oficina
No segundo dia do evento (7 de maio), a pesquisadora Nívea Felisberto apresentará aos participantes os desafios e potencialidades do leite de cabra no Brasil. Em seguida, o tema em questão será a qualidade da carne ovina. A palestra será ministrada pela pesquisadora Lisiane de Lima e abordará os desafios e as perspectivas da ovinocultura no estado e no país, com enfoque no mercado atual, aspectos relacionados aos sistemas de produção para ofertar carne ovina em quantidade e qualidade, garantindo a sustentabilidade econômica e, consequentemente, viabilizando a permanência do produtor no meio rural. A última palestra do dia será sobre culturas anuais para produção de volumosos em área de sequeiro, ministrada pelos pesquisadores Henrique Antunes e Fernando Guedes.
Ainda no dia 7, a pesquisadora Viviane de Souza vai ministrar oficina sobre o uso do Kit Embrapa de Ordenha Manual para caprinos leiteiros, cujo objetivo é possibilitar uma ordenha de leite caprino com redução de contaminação por bactérias ou resíduos químicos, que proporcionem melhor qualidade para o produto e seus derivados (queijos, iogurtes, doces, entre outros). O treinamento envolve noções da higiene necessária ao processo de ordenha. No último dia do PECNordeste, o pesquisador Marcel Teixeira falará aos participantes sobre controle de verminose.
As expectativas em relação ao evento são boas. Para a pesquisadora Lisiane, eventos como o PECNordeste “podem trazer novos conhecimentos e troca de experiências a respeito da atividade; incentivar a organização dos ovinocultores e trazer motivação e novas idéias para o desenvolvimento da cadeia produtiva de pequenos ruminantes”.
Serviço
PECNORDESTE 2014 – Tema – Pecuária: Segurança alimentar animal
6 a 8 de maio de 2014
Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Fortaleza – CE
Informações: www.pecnordestefaec.org.br
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!