É a primeira vez que o Sudoeste do Paraná recebe o simpósio. "São esperados cerca de 400 participantes. A região tem grande potencial para a criação de ovinos e caprinos e abriga um importante polo de ensino e geração de tecnologias", afirma o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) João Ari Gualberto Hill, que é membro da comissão que estrutura o evento.
Serão discutidas inovações técnicas relacionadas ao bem-estar dos animais, controle de verminoses e efeitos da dieta sobre a qualidade da carne. No segmento destinado a temas de mercado, haverá palestras sobre lucratividade de diferentes arranjos de produção, linhas de crédito para criadores e importância dos indicadores de preços. O destaque fica com a conferência da pesquisadora Érika Muela Garrido, ligada à Universidade de Zaragoza (Espanha), que falará sobre a experiência cooperativista de criadores daquele país.
Também estão previstos leilões de animais selecionados, curso de gastronomia (cortes comerciais e elaboração de pratos gourmet) e visita técnica à Fazenda Experimental do Iapar, em Pato Branco, que mantém um rebanho de aproximadamente 400 caprinos de corte para atividades de pesquisa e melhoramento genético.
O 3º Simpósio Sul-brasileiro de Caprinos e Ovinos é uma promoção da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por intermédio de suas vinculadas Iapar e Emater; Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campi Pato Branco e Dois Vizinhos; Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Prefeitura de Pato Branco; Sindicato Rural de Pato Branco; Núcleo de Médicos Veterinários de Pato Branco; Cooperativa Sudcarnes e Sociedade Rural de Pato Branco. Conta ainda com colaboração da Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Paraná e Universidade Federal da Fronteira Sul.
As informações são da Agência Estadual de Notícias, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!