A programação inicia no dia 13 de maio, quando haverá o 2º Encontro Regional de Ovinocultura (Porto Velho e Ariquemes). O evento irá acontecer no auditório da Emater, em Porto Velho e será destinado a técnicos, produtores, iniciativa privada e estudantes de zootecnia, agronomia e medicina veterinária. A expectativa é reunir pelo menos 120 pessoas.
O encontro terá palestras que discutirão temas como o Histórico e Produção de Ovinos em Rondônia (Embrapa), Comercialização (Seagri), Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos (Idaron) e Alimentação e Pastagens para Ovinos (Embrapa).
Já no dia 28 de maio, técnicos da Emater e a Comissão Estadual de Ovinocultura irão realizar visitas técnicas a três propriedades de pequeno, médio e grande porte: uma em Porto Velho e duas em Itapuã do Oeste. A visita terá como foco avaliar questões como manejo, instalações e raças.
Segundo o zootecnista Jobel Beserra, gerente da Coordenadoria de Pecuária da Seagri, a ovinocultura tem despontado em todo Estado nos últimos anos. Tanto que do final de 2008 para cá, o plantel de 128 mil cabeças aumentou para 141 mil ovinos. "Reflexos do empenho da Seagri em fomentar a cadeia produtiva de ovinos", disse Beserra. O zootecnista destacou ainda que Rondônia é o estado mais desenvolvido na região norte em ovinocultura e pesquisas são realizadas e publicadas. "Exemplo disso é o Diagnóstico da Ovinocultura, publicado em 2008, que nos possibilitou traçar um perfil da criação de ovinos em Rondônia", comentou ele.
Para Francisco Evaldo de Lima, secretário estadual de Agricultura, o Governo do Estado, através da Seagri tem sido um agente fundamental para que a atividade cresça no Estado. A diversidade das ações, os investimentos em pesquisa para melhoria das técnicas de manejo e modernização da ovinocultura resultaram nesses encontros regionais que tem a finalidade de discutir as potencialidades e os principais gargalos desse negócio. "A ovinocultura desponta como uma das atividades dotadas de potencial suficiente para proporcionar significativas contribuições ao desenvolvimento da agricultura familiar no Estado" enfatizou Evaldo.
As informações são do Jornal Rondônia Dinâmica, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!