Uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Sebrae/SE rendeu pela primeira vez no Estado o cruzamento industrial, por meio da inseminação artificial. Dessa união foi desenvolvido também o banco de forragem do projeto Palma para Sergipe, que dará oportunidade aos produtores de alimentar os animais no período da seca. Essas atividades são desenvolvidas com 26 produtores de Poço Verde, que há sete anos recebem orientação e capacitação técnica do Sebrae/SE.
Durante os cinco dias da Expoverde, os produtores do povoado Cacimba Grande vão expor queijos, doces e outros tipos de alimento. Desde 2002 o Sebrae/SE está em Poço Verde, onde os investimentos realizados já rendem bons frutos. "Os criadores já possuem ponto de comercialização de seus produtos, além de terem fechado parceria com a prefeitura local, que compra a produção para o programa de merenda escolar", explica o gestor.
Em sua sexta edição, a feira é organizada e realizada pela Associação de Pequenos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ovicapri), com apoio do Sebrae e da Prefeitura de Poço Verde.
Termo de Cooperação
Durante o evento será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre Sebrae/SE e Intervet Schering-Plougt Animal Health/FACCOS, objetivando desenvolver atividades no Bode Móvel e capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) na utilização de medicamentos para os caprinos e ovinos. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido em outros municípios sergipanos e é uma ação pioneira no Brasil. No Termo de Cooperação as empresas se propõem a trabalhar em conjunto com os projetos da ovinocultura do Estado, oferecendo o trabalho e a venda dos produtos com preço reduzido.
Lançamento de cartilha
Durante a 6º Expoverde será lançada a cartilha Utilização de ureia na alimentação de ruminantes, uma parceria do Sebrae/SE e Universidade Federal de Sergipe. A organização do conteúdo ficou por conta da Universidade e o Sebrae/SE diagramou e fez a impressão. "A cartilha será distribuída gratuitamente e lançada em primeira mão na exposição", revela Cardoso.
Na cartilha os criadores poderão aprender sobre formas de utilização da ureia, suplementação mineral com ureia, capim de corte com ureia, silagem com ureia e sintomas de intoxicação.
Mais informações pelo telefone (79) 2106-7722
As informações são da Agência Sebrae de Notícias, adaptadas e resumidas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!