Coordenado pelo analista de Transferência de Tecnologia da Unidade da Embrapa, Samuel Figueiredo de Souza, o curso visa capacitar pequenos produtores de ovinos orientando-os para realização e adoção das principais práticas de manejo nutricional, discutindo suas vantagens e desvantagens através de apresentações sobre suas práticas e a importância da produção e conservação estratégica de forragens.
Oferecido a produtores assistidos pela ONG Cultivar, o encontro deve reunir cerca de 30 membros da comunidade, que passa a integrar o grupo de comunidades beneficiadas por ações de Transferência e Tecnologia em Ovinocultura oferecidos pela Embrapa.
Além da realização do corte e processamento de banco de proteína (gliricídia), implantado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros na primeira fase das capacitações voltada para atividades praticas com os agricultores familiares, a confecção de silo e feno através dos processos de fenação e ensilagem também compõe a programação.
Em decorrência dos curtos períodos de chuva registrados no Nordeste, a disponibilidade de forragens é um fator limitante dentro de qualquer sistema produtivo para ovinos. “Quando passam as chuvas os produtores que não armazenaram alimentos, seja em forma de silagem ou feno, enfrentam dificuldade em manter o rebanho. Por isso é tão importante que haja um planejamento prévio do produtor visando garantir o acesso a esses alimentos”, afirma Figueiredo.
Samuel Figueiredo de Souza possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco com especialização em Produção Animal pela Universidade de Córdoba-Espanha e doutorado em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.
Atuou como professor de Fisiologia, Patologia e Melhoramento Animal nos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária além de ministrar aulas sobre Anátomo-Fisilogia Reprodutivada de Animais de Produção no curso de Pós-Graduação em Reprodução Animal da Faculdade Pio Décimo – Aracaju-SE.
É membro do Comitê Técnico Sergipano em Ovinocaprinocultura e consultor do Sebrae na Área de Produção Animal com experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiologa, Saúde e Reprodução de Ruminantes, e na área de Zootecnia, com ênfase em Metabolismo Nutricional, Manejo e Criação de pequenos ruminantes.
As informações são da Embrapa Tabuleiros Costeiros, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!