Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Comunidade > Fique Atento

SP: curso aborda curtimento de pele ovina

postado em 11/12/2009

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) realiza de 14 à 16 de dezembro, curso sobre "Curtimento de pele ovina com segregação de água para reuso". O curso visa difundir um método de curtimento sem o uso de cromo, possibilitando o reuso da água industrial, reduzindo o impacto ambiental e agregando valor ao produto.

Dirigido à técnicos, produtores e estudantes, o curso abordará os tipos de indústrias de curtimento, aspectos histológicos das peles de ovinos, técnica de curtimento em fulão, tratamento de efluentes e controle de qualidade.

O instrutor será o pesquisador Manuel Jacinto, da Embrapa Pecuária Sudeste. As inscrições são de R$60,00 e podem ser realizadas no site da Embrapa Pecuária Sudeste www.cppse.embrapa.br

Demanda maior que oferta

A crescente demanda por pele de ovino, superior à produção, faz com que o Brasil traga o produto de outros países, principalmente do Mercosul, sendo o Uruguai o maior fornecedor. O Brasil tem cerca de 16,3 milhões de ovinos, entre lanares e de carne, de clima temperado e dos trópicos. Em 2007 a Região Nordeste detinha 57% do rebanho,sendo este totalmente constituído por ovelhas deslanadas A Região Sul possuía 29%. O Rio Grande do Sul é responsável por mais de 95% dos animais lanares.

No Rio Grande do Sul, as peles são utilizadas para a fabricação de couros para vestuário e rolos de pintura, entre outras aplicações. No Nordeste as peles dos deslanados são processadas até a etapa "wet blue" ou até o acabamento final. Nas demais regiões o produto é praticamente subaproveitado ou desperdiçado.

Para mais informações, entre em contato com a Embrapa Pecuária Sudeste pelo telefone (016) 3411-5669 ou (016) 3411-5600.

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste, adaptadas pela Equipe Farmpoint.

Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!

deve ter o formato de 10 a 11 dígitos (ddd + telefone ou 0800, 0300, etc.)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

3000 caracteres restantes

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade