"Trazer profissionais com alto nível de conhecimento, adequando-o para a área de produção de ovinos, é essencial para nós. O produtor briga para ganhar centavos no preço do quilo na hora da venda, então, se há possibilidade de nossos cordeiros ganharem 50 gramas a mais, é algo que precisa ser contado", disse o presidente da Anpovinos, Glener Luchesi Trazi.
"Não existe mais a menor dúvida de quem há um mercado disposto a consumir carne de cordeiro com qualidade, e a ovinocultura já se transformou definitivamente em um segmento independente do agronegócio", afirmou o presidente da Associação Paulista de Produtores de Ovinos - Aspaco, Arnaldo dos Santos Vieira Filho.
O Dia de Campo faz parte do Projeto Ovinocultura do Noroeste Paulista: desenvolvendo para alcançar a qualidade, no qual o Sebrae-SP e a Anpovinos trabalham juntos já há dois anos. O trabalho do grupo acabou por se tornar referência em São Paulo e também em outros Estados.
As estações técnicas apresentaram demonstrações, no local, de boas práticas de nutrição, reprodução, pastagem, sanidade, raças e cruzamentos e tecnologias para o controle do rebanho.
"Os participantes sabem aproveitar as informações oferecidas, já conseguiram melhorar a sanidade e a produtividade do rebanho, criaram sua própria marca, que já tem dois pontos de revenda", disse o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São José do Rio Preto, Arthur Achoa.
"Rio Preto tem muitas pequenas propriedades, exatamente 1.263", disse o Secretário Municipal de Agricultura, Moacir Ceródio. "Embora pequenas, têm que ser produtivas. Ninguém as tem para tirar dinheiro do bolso, aliás, a grande maioria dos proprietários vive do que produz nelas. E essas pequenas propriedades só são viáveis com a intensificação da produção e da produtividade. O ovino, neste caso, ajuda a formar um conjunto perfeito, pois é muito produtivo e tem a capacidade de se adaptar bem", finalizou o secretário.
As informações são da Anpovinos, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!