O projeto é coordenado pela zootecnista Luciana Shiotsuki, pesquisadora da área de melhoramento genético animal da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) e teve início no ano passado, com dois eixos de atuação: a agregação de valor e inserção no mercado dos produtos oriundos da criação de ovinos da raça e a continuidade de ações para gestão populacional e melhoramento genético dos rebanhos. No caso do primeiro eixo, o projeto tem desenvolvido estudos para criar bases para certificação de produtos derivados da carne e da pele dos animais e promover a inserção dos mesmos nos mercados, como alternativa para elevação de renda dos criadores.
Nos dois primeiros dias, o Workshop será aberto à participação de produtores rurais, entre eles os integrantes da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova (ABMOVA). A entidade é uma das parceiras da Embrapa nos projetos voltados para o melhoramento genético no âmbito da Rede Morada Nova, que atua desde 2008 congregando instituições de pesquisa para caracterizar a raça Morada Nova e seus produtos e desenvolver um programa de conservação e melhoramento genético.
Desde a criação, a Rede já desenvolveu projetos, com resultados como a criação de um núcleo de melhoramento genético participativo, que envolve produtores locais, com acompanhamento dos resultados via teste de desempenho dos animais e a produção de um sumário da raça, cuja segunda edição deverá ser lançada ainda neste ano. Segundo Luciana, este conjunto de ações já resultou em ganhos como um maior interesse pela raça e a valorização dos rebanhos.
Participarão do Workshop pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nos dois primeiros dias, o evento será aberto aos interessados. No dia 17, a programação será restrito somente aos pesquisadores integrantes.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!