As inscrições para a XXV Fenovinos abrem a partir de hoje (1º de abril) no site da ARCO. www.arcoovinos.com.br
A Fenovinos:
A feira foi criada pela ARCO em 1987 e sempre teve caráter itinerante e rotativo, prestigiando todas as regiões do RS e de outros estados, sendo considerada também uma prévia de Expointer. Em 2010 a 22ª Fenovinos aconteceu em Ponta Grossa no Paraná, onde foi recebida com festa e bastante interesse pelos produtores paranaeneses.
A edição de 2011, aconteceu em Uruguaiana (RS) e reuniu cerca de 238 animais, sendo 170 galpão e 17 trios de rústicos. Em 2012, em Bagé (RS) participaram 205 ovinos sendo 133 galpão e 18 trios de rústicos
Júlio de Castilhos:
Júlio de Castilhos está localizado no centro do estado do RS às margens da BR 158 destacando-se no cenário do agronegócio, principalmente, na produção de grãos e também na pecuária. Há 30 anos, o rebanho efetivo era de 60 mil ovinos e com a desvalorização da lã aliado à entrada da agricultura, o rebanho atual é de 12 mil ovinos. Atualmente, a carne ovina está muito valorizada com mercado ascendente e a lã com boas perspectivas. Neste sentido, pode-se produzir genética e muita carne de cordeiro, exclusivamente a pasto porque depois da safra da soja, a área de pastagem cultivada no inverno é vasta e com muita qualidade. Além disso, por ser em uma região onde a agricultura tem força máxima, não falta sub-produtos para suplementação dos animais nas épocas de entressafra.
As informações são da ARCO, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!