Figura 1 - Robson Leite
FarmPoint - Qual é a história do Agrosavana e o principal objetivo?
Robson: "A Agrosavana, empresa constituída em meados do ano 2000, tinha como principal foco o desenvolvimento da ovinocultura brasileira. Surgiu como uma agropecuária envolvida em todos os elos da cadeia produtiva adquirindo uma expertise diferenciada.
Em 2006 surge a SAVANA Carne de Cordeiros, com a finalidade de escoar sua produção e de seus integrados. Com uma linha de produtos Premium e cortes diferenciados, rapidamente, conquistou o mercado da alta gastronomia brasileira. Para atender consumidores mais exigentes, e que gostariam de ter acesso a esta linha de produtos Gourmet, a SAVANA lançou em 2008 uma linha de Cordeiros Premium e Premium Temperado totalmente voltado para o mercado de varejo.
Em janeiro de 2009 o Grupo SAVANA, adquiriu a Nova Alimentos, empresa dedicada ao mercado de Varejo e Food Service agregando um mix de produtos direcionados a alta gastronomia. Com este aumento de produtos, a SAVANA passou a se chamar SAVANA ALIMENTOS.
Essa sinergia potencializou ainda mais a nossa compreensão frente as necessidades do mercado de varejo e food service. Hoje nos dedicamos a atender e entender nossos clientes de forma ágil, eficiente, moderna, buscando satisfazê-los de maneira única e estabelecer assim, um grande vínculo de confiança e parceria.
Para atender as mais diversas necessidades de nossos clientes, além de produzirmos uma sofisticada linha de cortes controlados com a marca SAVANA, atuamos também, como distribuidor dos mais conceituados frigoríficos, indústrias de carnes in natura, de pescados, embutidos e vegetais supergelados. A empresa está localizada em São Paulo/SP".
Figura 2 - Ilustração Agrosavana
FarmPoint - Onde os cordeiros comercializados pela Agrosavana são abatidos? Como vocês fazem para manter a padronização?
Robson: "Devido o volume que comercializamos hoje, buscamos cordeiros em vários estados como : RS, SP, MT, MG. Procuramos realizar os abates dentro do próprio estado em frigoríficos SIF. O segundo ciclo é feito em nossos frigoríficos em SP onde as carcaças são classificadas em 4 tipificações de qualidade".
Figura 3 - Cordeiros abatidos
FarmPoint - Onde e como os produtos da Agrosavana são comercializados?
Robson: "Nosso foco sempre foi o food service, principalmente a alta gastronomia. Hoje podemos falar com orgulho que dificilmente você entrará em um restaurante em SP ou RJ que ofereça cordeiro e que o mesmo não seja nosso".
FarmPoint - Você acredita que a criação de marcas fortes de carne ovina no Brasil pode contribuir para uma maior fidelização e credibilidade dos consumidores?
Robson: "Acho isso muito precoce, precisamos de cordeiros no mercado. A marca hoje só vale para o food service, no varejo isso ainda não é percebido. Essa é a minha percepção do mercado."
FarmPoint - Como está a demanda por carne ovina em São Paulo?
Robson: "Aquecida".
FarmPoint - O que você espera do mercado ovino para os próximos anos?
Robson: "Seremos a grande potência mundial na produção de carne ovina, assim como hoje somos no frango e bovinos. O que eramos nesse seguimento a 10 ou 20 anos atrás? A ovinocultura está em uma fase embrionária onde o modelo deve ser criado, mas o mais importante nós já temos que é a cultura pecuária. Somos um país com vocação para produzir".
Veja as outras edições do Especial Marcas:
Especial Marcas - Cordeiro Real - "A marca é consequência da nossa obsessão por qualidade"
Especial Marcas - Cordeiro Herval Premium - "O mercado ovino está passando por uma fase maravilhosa"
Especial Marcas - VPJ Alimentos - "Projetamos um abate de 100.000 cordeiros para 2011"
Especial Marcas - Cava Alimentos - "Os animais comercializados possuem idade abaixo de 6 meses"
Você conhece outras marcas de carne ovina? Participe entrando em contato pelo box abaixo ou através do email: contato@farmpoint.com.br
Edemario Marques de Almeida
Pintadas - Bahia - Abate beneficiamento e comercialização de ovino/ca
postado em 03/03/2011
Prezados,
Excelente a iniciativa de divulgar o Especial Marcas, pois existem muitas MARCAS no setor ainda desconhecida por vários fatores....gostaríamos poder fazer parte desse quadro que muito contribuirá pra o fortalecimento da atividade!
Atualmente temos a certificação SIE, com uma capacidade de abate e processamento de 2000 animais mês, no entanto estamos ociosos abatendo apenas 900 pois, o mercado alvo não absorve nossa produção, também, por conta da alta clandestinidade no estado da Bahia, já estamos pedindo socorro!!!!!!. Já solicitamos a adesão ao SISBI, para enfim, sairmos do sufoco abrir novos mercados e firmar parcerias.
Abcs,
Edemário Marques
Gerente
Cooperativa Agroindustrial Pintadas LTDA