Quando os cordeiros nascem, são lactentes e se alimentam exclusivamente de leite. Entretanto, após em média 8 dias, já iniciam o consumo de alimentos sólidos, em pequenas quantidades. O pico de produção de leite da ovelha varia de 30 a 40 dias, dependendo da raça. Devido a essa situação fisiológica, a partir desse momento, o cordeiro aumenta o consumo de alimentos sólidos, pois o leite já não é mais suficiente para atender sua exigência nutricional. (Artigo "Sistemas de desmame dos cordeiros", publicado no FarmPoint em 2008).
O fornecimento de alimentos direcionado para os cordeiros/cabritos em espaços privativos (creep feeding), inacessíveis às matrizes, pode resultar em ganhos econômicos por direcionar determinados alimentos para os animais mais exigentes. O desmame de cordeiros pesados e adaptados à alimentação sólida é uma estratégia para promover abates precoces. Melhores desempenhos também são alcançados quando os animais já consomem alimento sólido ao desmame.
Na semana passada o FarmPoint realizou uma nova enquete com o intuito de conhecer a idade que cordeiros/cabritos são desmamados pelos produtores. A enquete teve a participação de 9 estados brasileiros (BA, MG, MS, PA, PE, PR, RJ, RS, SP).
A maioria dos produtores (44,4%) de ovinos e/ou caprinos que participaram da enquete desmamam os seus animais entre 60 e 70 dias. Em seguida, a idade de desmame mais citada foi entre 80-91 dias (22,2%). Na sequência, 16,7% dos produtores desmamam entre 71-80 dias, 5,6% desmamam entre 91-110 dias, 5,6% desmamam entre 45-59 dias e 5,6% desmamam entre 111-120 dias.
Gráfico 1 - Idade de desmame - resultado da enquete. Fonte: FarmPoint.
Destaques e comentários dos leitores
Silvio Iran da Costa Melo, produtor de ovinos de Nova Alvorada do Sul/MS, comentou que os cordeiros têm acesso a uma alimentação diferenciada desde os primeiros dias para aguçar sua curiosidade, objetivando o desenvolvimento do trato digestivo. "O desmame tem ocorrido até 45 dias de idade".
Ivan Saul, produtor de ovinos de São José dos Pinhas, citou que começa a desmamar os cordeiros em torno de 60 dias. "Excetuam-se os temporões e os fracos que são liberados após a alimentação para mamar durante a noite e vão sendo separados gradativamente. Dificilmente as ovelhas continuam amamentando depois dos 120 dias (outubro e novembro no nosso calendário), assim, o desmame definitivo se dá naturalmente até meados de dezembro, no máximo. Já tive oportunidade de afirmar anteriormente e reafirmo, como tudo na criação de ovinos, a desmama é mais uma questão de sensibilidade do que de técnica (pesos e idades)". Edgenalvo Azevedo Feitosa, produtor de ovinos e técnico agropecuário de Garanhus/PE, também desmama os seus animais com 60 dias. "De noite, os cordeiros ficam confinados e separados das mães e recebem uma ração balanceada".
De acordo com Wallace Newton Scott Junior, produtor de caprinos de corte de Piedade/SP, a lactação da raça Boer é em média de 2500 g/leite/dia, porém, a duração da lactação é curta, algo em torno de 60-90 dias. "Fazemos desmame natural, mas usamos creep feeding desde a primeira semana de vida".
Maurício Prestes Bragagnollo, produtor de ovinos de André da Rocha/RS, comentou que desmama os cordeiros com uma média de 80 dias de lactação. "Todos os cordeiros são suplementados com o auxílio do creep feeding, pastagens cultivadas e naturais tendo como exemplo cordeiros geração 2009 desmamados com uma média de 27kg de peso vivo".
Thiago Pinto, produtor de ovinos de Esmeraldas/MG, mostrou qual o esquema que utiliza para o desmame dos animais.
Creep: 21 dias (3 semanas) - contato direto com a mãe, recebendo ração e feno no creep;
Fase I: 28 dias (4 semanas) - os cordeiros são colocados em baias coletivas separados das mães - duas mamadas por dia. Ração balanceada e feno a vontade;
Fase II: 28 dias (4 semanas) - os cordeiros são mantidos em baias maiores - sistema de uma mamada por dia. Ração e feno a vontade + silagem de capim.
"A média de peso ao desmame é de 27 kg e no pós desmame, as fêmeas são retidas na fazenda e os machos vão para o abate quando completam 35 kg, ao em torno de 110 dias".
Marcelo Spinola Viana, produtor de ovinos de Araruama/RJ e diretor de operações da Green Lamb do Brasil, destacou que está desmamando os cordeiros com 90 dias. "Aos 20 dias liberamos as mães para o pasto na parte da manhã e na parte da tarde. Depois dos 50 dias, liberamos as mães durante todo o dia, retornando no final da tarde para o aprisco dos cordeiros. O resultado com este manejo está bem mais produtivo do que na época que desmamávamos aos 60 dias". Na mesma linha, de acordo com Carlos Vargas, produtor de ovinos de Santana do Livramento/RS, a desmama é feita com 90 dias aproximadamente. "Antes do desmame os cordeiros aprendem a comer uma ração balanceada própria para cordeiros num local onde só eles têm acesso. Assim fica mais fácil no dia de fazer o desmame, pois ele ficam encerrados no galpão com bastante água e alimento, ração nas horas certas e muito verde".
Cláudio Fontoura, produtor de ovinos de Dom Pedrito/RS, comentou que se os animais forem para o abate, a apartação ocorre no caminhão do frigoríficos. "A idade vai depender da terminação mas, geralmente ocorre entre 100 e 120 dias. Os outros animais são apartados após atingirem 25 kg, independente do tempo de vida".
Participe deixando sua opinião no box abaixo:
Equipe FarmPoint
Carlito Nóbrega
Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 02/10/2010
Parabéns pela enquete. Resultados mostram que 60 dias ainda é muito usado, apesar de novas teorias e experiencias. Abs