Você está em: Comunidade > Galeria de fotos
Fartura
Comentários:
Iguaraçu - Paraná - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
publicado em 07/01/2013
Olá.
Primeiro quero parabenizar pela sinceridade referente às dificuldades na criação de ovinos.
Precisamos sim de esclarecimentos reais de criadores experientes e sérios, comprometidos com a verdade.
Fico feliz em ter a confirmação, pelo menos por hora, de que estou no caminho certo.
Ano passado iniciei com 20 animais pra sentir como era de fato criar ovinos.
E Até agora a experiência me leva a um passo além.
Sinal de que quero seguir por ele.
Espero aprender muito por aqui e obrigada mais uma vez.
Ka Fernandes
São José dos Pinhais - Paraná - Produção de ovinos
publicado em 07/01/2013
Caro Enoque Jorge dos Santos, no teu comentário falas em 2 certezas da atividade pecuária e deixas implícita 1 outra.
A "seca"(¹) é a maior certeza de todo produtor rural, em qualquer parte e qualquer que seja o produto à que se dedique um dia o "deficit hídrico" acontece; todo pecuarista namora com a "produção de leite"(²), teve, tem ou terá, vaca de leite [cabra, ovelha, égua, jumenta, camela]...
Em ambos casos, os resultados são os mesmos, ou o sujeito "quebra feio", sai da atividade desiludido, vende tudo e reclama o resto da vida; ou "meio quebrado" insiste, busca recursos de outras fontes e segue fazendo a única coisa que sabe ou gosta de fazer; ou, por fim, é daqueles que nasceram "com sorte", que ganham dinheiro enquanto os outros perdem, e "sai correndo lá na frente", tranquilo depois do desastre!
Em qualquer caso, estas são algumas das formas que o "destino brincalhão" utiliza para garantir a alternância na posse da terra, não fosse assim, um tipo como eu, filho de operário, nunca poderia sonhar com um pedacinho de campo pra brincar de ser grande.
Enfim, podes estar certo de que o caminho para o êxito de uma criação, que pode fornecer, não uma certeza, mas certa tranquilidade, passa pela produção e conservação de forragens, antes mesmo de iniciar a criação propriamente dita.
No mais, calma e planejamento, sem "contar com o ovo ..."!
Sucesso, Enoque! Um abraço ... Ivan
Saudações ovelheiras!
Ivan Saul D.V.M., M.Sc.Vet. - Granja Po'A Porã, 07/jan/2013.
São José dos Pinhais - Paraná - Produção de ovinos
publicado em 07/01/2013
Prezada Ka Fernandes, obrigado pelo comentário lisonjeiro.
Meu objetivo é este mesmo, transmitir com seriedade o pouco que sei, o muito que aprendi de gente velha na ovinocultura e o outro tanto que aprendi por experiência própria - apanhando, pra deixar de ser burro! - precisa ser repassado, ainda que cultive alguns novos opositores e adube antigas inimizades.
Em que pese a imagem "marketeira" da atividade ovinícola, cometo com frequência regular, aquilo que os argentinos chamam de "sincericídio"!
Fico feliz que tua experiência esteja "dando certo" e me coloco à disposição para te ajudar se e quando julgues necessário, sei bem das carências da extensão rural...
Que a sorte continue sorrindo pro teu rebanho, Ka!
Grande abraço ... Ivan
Saudações ovelheiras!
Ivan Saul D.V.M., M.Sc.Vet. - Granja Po'A Porã, 07/jan/2013.
ENOQUE JORGE DOS SANTOS
Macajuba - Bahia - Produção de leite
publicado em 26/12/2012
Na verdade, eu tinha e continuo tendo a intenção de ser um pequeno produtor de Leite. Contudo, a longa estiagem - 2010/2012(SECA) que vem assolando a região do semiárido bahiano deixa qualquer um assustado.
Não se tendo Agua que viabilize uma produção orgânica, a manutenção de rebanho, ainda que seja pequeno, com rações adquiridas no mercado, certamente não proporcionará resultados satisfatórios, ou sejasó e somente só prejuízos. Isso é o que acredito.