Você está em: Comunidade > Galeria de fotos

Estação de monta

Por Dayanne Martins Almeida - publicado em 08/08/2011

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir
Download
Foto: One Stop Ram Shop
Estação de monta. As fêmeas são divididas em grupos para estação de monta. Nos grupos de 80 a 120 ovelhas são então introduzidos os reprodutores (um reprodutor por grupo) e permanecem juntos por 35 dias.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários:

PRUDÊNCIA GOMES DOS SANTOS

Alegrete - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
publicado em 18/08/2011

DAYANNE, ME ORIENTE.. QUANTAS OVELHAS POR REPRODUTOR? FAZ DIFERENÇA SE O REPRODUTOR PASSAR TODO DIA NAS OVELHAS OU SOMENTE A NOITE? SOBRE O COLETE MARCADOR COM TINTA, É MESMO NECESSARIO? GRATA.

Dayanne Martins Almeida

Masterton - Wairarapa - Nova Zelândia - Zootecnista
publicado em 19/08/2011

Olá Prudência,

Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora em respondê-la. Estamos em estação de nascimento na fazenda e os dias são poucos para a quantidade de trabalho acumulada, mas muito obrigada pelo contato e paciência! A proporção recomendada é de 1:50 para terrenos mais acidentados e/ou piquetes muito extensos e 1:100 para terrenos de fácil acesso e/ou piquetes de moderada extensão. O reprodutor precisa ter capacidade de serviço natural para 100 ovelhas de qualquer forma para ser considerado 'bom'. Assim, torna-se imprescindível a avaliação e manejo preparatório do carneiro na pré-monta. É recomendada sim a permanência total do macho no grupo por dois principais motivos: aumento das chances de reconhecimento do cio da ovelha pelo carneiro e melhor concentração dos partos, posteriormente. Borregas e ovelhas possuem diferentes períodos de duração de cio e a permanência parcial do carneiro pode afetar negativamente a atividade reprodutiva do rebanho. Outro fator é que as duas primeiras semanas que seguem entre concepção, implantação e desenvolvimento do embrião no útero são cruciais para a sobrevivência do feto. Assim, a frequente interferência humana (trazer os animais para o centro de manejo para apartar os carneiros ou qualquer manejo que provoque estresse nos animais) pode influenciar negativamente no sucesso da estação de monta aumentando os riscos de abortos espontâneos, má formação embrionária e partos prematuros. Na Nova Zelândia segue-se a filosofia de 'não perturbe os animais!' para a maioria dos casos de problemas durante a estação de nascimentos, a constante interferência humana foi uma das principais causas. Quanto a utilização do sistema de tintas eu aconselho que seja feito para estações de monta mais espaçadas (2 meses ou 4 ciclos) justamente para te ajudar diretamente na estação de nascimento a separar os grupos que parirão primeiro dos que só vão parir no final da estação, favorecendo o manejo nutricional dessas ovelhas. Já para estaçoes de monta mais curtas (2 ciclos ou 34 dias) não há necessidade da utilização de cores a menos que for observado pouca atividade reprodutiva no rebanho, falha do carneiro ou maior concetração de borregas no grupo. Portanto, a utilização do colete é nada mais que uma ferramenta de auxílio ao manejo utilizado na propriedade.

Espero poder ter ajudado.

Att,

Dayanne

PRUDÊNCIA GOMES DOS SANTOS

Alegrete - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
publicado em 21/08/2011

ESTOU INICIANDO UMA CRIAÇÃO E TODA AJUDA E INFORMAÇÃO É BEM VINDA. ANTES DE COMPRAR A MINHA 1ª OVELHA, ESTUDEI, LI DURANTE ANOS, CLARO QUE OUÇO MUITA OPINÃO NEGATIVA SOBRE CRIAR OVELHAS, MAS PREFIRO OPINIÃO DE QUEM TEM EXPERIÊNCIA, SABE E FAZ. GRATA PELA INFORMAÇÃO, MINHA PRIMEIRA ESTAÇÃO DE MONTA TERÁ -  150 MATRIZES CORRIEDALE E IDEAL QUE SERÃO CRUZADAS COM UM POL DORSET. ABRAÇÃO

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade