Destaques da entrevista:
"As clostridioses são um grupo de doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium, que vivem normalmente dentro do intestino dos animais e causam doenças se houver uma multiplicação exagerada dessa população ou alguma lesão que contamine algum ferimento com os poros dessas bactérias"
"É impossível eliminar essas bactérias do ambiente porque o animal vai conviver com ela sempre, pois elas estão no solo, nas fezes dos próprios animais, tornando a convivência inevitável"
"As clostridioses causam normalmente mortes muito rápidas e não há um tratamento eficaz para a maioria delas. Entre o surgimento dos sintomas e a morte do animal, passa-se um tempo muito curto, por isso é inevitável fazer um programa preventivo para evitar prejuízos"
"Há poucas coisas que se pode fazer além do programa de vacinação. Se tivermos que falar uma vacina obrigatória na criação de ovinos e caprinos, é a vacina contra clostridiose. Não é obrigatória por lei, mas sem ela, o programa sanitário não se sustenta, pois causa grande mortalidade"
"Os animais adultos estão susceptíveis assim como os animais jovens, é preciso vacinar as duas categorias"
"Com a importação e a movimentação de um estado para outro, de uma fazenda para outra, os animais carregam clostrídios que podem resultar em surtos dentro de uma propriedade de um hora para outra"
"A boa vacinação fundamenta-se num tripé:
1 - um bom protocolo de vacinação (quando vacinar, por que, quais categorias e a importância da revacinação);
2 - procedimentos operacionais (capacitar mão de obra). A Intervet faz um treinamento de mão de obra através um programa chamado PROPEC;
3 - a qualidade da vacina. A Intervet oferece uma vacina que atinge 10 clostridioses e é baseada em toxóides e possui uma alta concentração de antígenos, conseguindo proteger com uma quantidade reduzida, sendo aplicado 1ml/dose para ovinos"
"A vacina contra clostridiose era chamada de Covexin 10, agora, devido um posicionamento de marcas, entra no mercado com o nome de Vision 10"
Para saber mais sobre clotridioses entre em contato pelo box abaixo:
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!