Para que um empreendimento apresente viabilidade técnica precisa atender aos requisitos técnicos. Isso significa que precisamos das seguintes respostas às questões...
• Há adequação às leis e normas aplicáveis?
• Há tecnologia de produção disponível?
• A equipe técnica tem conhecimento do negócio?
• Há domínio do processo produtivo?
Portanto, o negócio é viável tecnicamente se dispuser de local, instalações, máquinas e equipamentos e equipe técnica, entre outros que permitam a produção, no caso, de ruminantes. A partir de alterações em parâmetros técnicos é possível obter melhores resultados, como maior produtividade. Sendo assim, isso pode interferir na viabilidade econômica.
Viabilidade estratégica
Essa se relaciona com os objetivos estratégicos que foram traçados para a empresa. Pelo planejamento estratégico a empresa define onde se deseja chegar.
Podem ser citadas como exemplos as seguintes perguntas-chave que podem contribuir na revisão ou análise.
• Tem-se objetivos a médio e longo prazo definidos?
• Seus objetivos foram bem traçados?
• Os objetivos estratégicos estão de acordo com a unidade produtiva?
• Há planejamento estratégico?
Viabilidade econômico-financeira
Ao analisar a viabilidade econômico-financeira observam-se os requisitos econômicos e financeiros.
• Há recursos financeiros disponíveis para manter a produção?
• Existe a possibilidade de financiamentos?
• Como é o saldo do fluxo de caixa?
• O retorno do investimento está adequado?
O estudo de viabilidade econômica e financeira auxilia na avaliação do plano de investimento e responde a questão se o negócio é viável ou não. As instituições financeiras exigem esses estudos para analisar a possibilidade de ceder crédito ao empresário. Sendo assim, há algumas metodologias adotadas por essas instituições que podem apresentar algumas diferenças.
Há diversos métodos para avaliação econômica de projetos, e esses podem divididos em duas categorias, segundo a consideração ou não da dimensão tempo sobre os valores monetários. Como exemplo de métodos que não levam em conta essa dimensão, pode-se citar o Período de Recuperação do Capital (Payback) e Retorno sobre o Investimento; e como exemplo dos que consideram o tempo pode-se citar o Valor Presente Líquido, a Taxa Interna de Retorno e a Relação Benefício:custo.
O Período de Recuperação do Capital objetiva determinar o número de anos necessários para que a propriedade recupere o capital investido na atividade, ou seja, em quanto tempo o saldo acumulado do fluxo de caixa torna-se positivo; não sendo uma ferramenta a ser usada como única indicadora de escolha de um projeto, mas sim uma informação auxiliar (GUIMARÃES e CANZIANI, 2004).
O método do Valor Presente Líquido (VPL) consiste em transferir para a data atual todos os valores gerados pelos sistemas de produção. Para comparação dos valores em datas diversas os dados são transformados, estabelecendo-se uma taxa de juros que permite trazer os valores de diferentes datas para uma só, e assim permite calcular o valor presente líquido (VPL). O VPL é o transporte para a data zero de um diagrama de todos os fluxos de caixa, de todos os recebimentos e desembolsos esperados, descontados à taxa de juros considerada (SILVA, 2003). O investimento é aprovado se VPL for maior que zero. Se VPL for negativo, significa que o retorno do investimento é inferior ao mínimo esperado, devendo a proposta ser rejeitada (BATALHA, 1997).
A taxa interna de retorno (TIR) é um instrumento para determinar o retorno do investimento aplicado no sistema de produção. A TIR deve ser superior à taxa de juros do mercado para ser viável a proposta de investimento. A grande vantagem da TIR é ser uma taxa de juros facilmente comparável com a taxa de juros de mercado em qualquer momento (GUIMARÃES e CANZIANI, 2004). Além disso, cabe ainda destacar outros índices que são analisados por serem base para se chegar nos acima citados.
Nós já abordamos todas essas temáticas técnicas, estratégias e principalmente as econômica-financeiras com inúmeros artigos. Você sabe responder a essas perguntas para começar a analisar a viabilidade do seu negócio?
Todos os produtores devem ter essas respostas a fim de analisar a atividade realizada e com isso propor ajustes em busca de melhorias.