O Rio Grande do Norte será o terceiro estado a ser contemplado com o kit, após a Paraíba e Ceará que já têm projetos piloto de validação da tecnologia em andamento, conduzidos pelo projeto "Melhoria do acesso dos agricultores familiares ao mercado por meio de tecnologias que promovam a qualidade do leite de cabra e de seus derivados", liderado por Selene. Em território potiguar, serão observados os resultados da sua implantação em trinta propriedades de agricultores familiares.
O Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), voltado para a ordenha em bovinos, que foi adaptada pela Embrapa Caprinos e Ovinos para utilização na caprinocultura leiteira. Entre suas vantagens, há o fato de consistir em equipamentos de fácil acesso e custo relativamente reduzido: o conjunto, composto por acessórios como baldes para ordenha e para água clorada, cloro comercial, luvas de borracha, detergente em pó, escova ou bucha natural, pode ser adquirido a um preço médio de R$ 150,00.
O objetivo do Kit é possibilitar uma ordenha de leite caprino com redução de contaminação por bactérias ou resíduos químicos, que proporcionem melhor qualidade para o produto e seus derivados (queijos, iogurtes, doces, entre outros). O treinamento aos agricultores envolve noções da higiene necessária ao processo de ordenha.
A equipe que participará da implantação do Kit no Rio Grande do Norte contará ainda com bolsistas da Embrapa Caprinos e Ovinos e a professora Patrícia Lopes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral). No estado, a condução do projeto piloto contará também com apoio do Sebrae, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Emater-RN e IFRN.
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Jose Nilo Aquino
São Borja - Rio Grande do Sul - Empresário
postado em 16/02/2011
...
A tradicional rapadura, um dos doces mais apreciados da culinária nordestina e brasileira, ganhou ingredientes novos e sabor diferenciado. A nova receita, feita à base de leite de cabra.Mais informações na Embrapa, Rio Grande do Norte.
...