Focando na ovinocultura de corte, além de competir com as opções de agricultura e de investimento financeiro, a atividade também tem que manter a sua competitividade diante das opções de pecuária a pasto, especialmente, bovinocultura, tanto de leite quanto de corte.
Assim, para que a produção de carne ovina seja economicamente viável perante as demais opções de uso da terra e de investimento, é preciso que haja todo um processo de planejamento e organização a nível de fazenda com o objetivo de propiciar a melhor eficiência produtiva e econômica possível, e neste ponto, entram o sistema de produção a ser adotado, a escolha do grupo genético e dos animais que irão compor o rebanho, assim como, o manejo sanitário, genético e nutricional das diversas categorias zootécnicas.
Para que se possa atuar de forma mais eficiente neste cenário e se obter bons resultados dentro da atividade, é necessário saber como utilizar os recursos biológicos disponíveis e as principais tecnologias inerentes à atividade, assim como, otimizar cada um dos processos diretamente envolvidos no ciclo produtivo a fim de elevar a escala de produção da operação e ter como produto final um cordeiro de alta qualidade pronto para comercialização.
Para auxiliar aqueles que desejam se manter competitivos dentro da atividade, a AgriPoint está trazendo em sua programação o Curso Online "Produção Intensiva de Cordeiros: do nascimento ao abate".
Ao longo do curso, os alunos terão uma visão progressiva da produção intensiva de carne ovina, partindo do mercado e da cadeia produtiva até chegar no cordeiro terminado e em condições de abate. Neste contexto, procuramos chamar atenção para a necessidade do planejamento, da organização empresarial, da aplicação adequada das técnicas de produção e da visão sistêmica e a longo prazo, afim de se obter sucesso nesta atividade.
O curso começará no dia 15/07, mas você já pode se inscrever clicando aqui!
Daniel de Araújo Souza
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2005), especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (2007), especialização em Manejo da Pastagem pelas Faculdades Associadas de Uberaba (2008), mestrado (2011) e doutorado (em andamento) em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. É consultor da Prime ASC e colunista do portal FarmPoint, atuando nas diversas áreas da cadeia produtiva da carne ovina.
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!