E, para este tipo de trabalho, o trator mais pesado da frota deve ser destacado para o serviço. Deve-se colocar todo o peso possível, a começar por aumentar a quantidade de água nos pneus. O mínimo recomendado para o peso do trator é que este seja equivalente a 40% do total de toneladas transportada por hora.
Em contrapartida com o tipo de rodado das carretas, o uso de tratores com pneus duplados ou largos não são interessantes no processo de compactação, pois promovem maior diluição do peso da máquina sobre o chão, diminuindo o potencial de compactação. Desta forma, um trator mais leve e com pneus mais estreitos pode até ser mais eficiente na compactação, por estar depositando mais peso sobre uma área menor. Portanto, quanto mais pesado o trator e quanto menor a área de contato com o chão, melhor o tipo de compactação final.
Esse e outros temas relacionados à produção econômica de silagem serão abordados no Curso Online Produção Econômica de Silagem, que terá início no dia 16/03. Neste curso, os alunos serão capacitados a produzir silagem com qualidade identificando o correto ponto de corte do volumoso, o tamanho da partícula, o maquinário ideal, as ferramentas para reduzir gastos com o custo por tonelada produzida e com as perdas na produção da silagem.
Para ver a programação completa do Curso Online Produção Econômica de Silagem clique aqui.
As inscrições já estão abertas. Faça a sua agora mesmo!
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!