As plantas daninhas podem ainda reduzir o desempenho individual dos animais. As plantas fisicamente agressivas (arbustos ou plantas com espinhos) dificultam o acesso dos animais à forragem, restringindo seu consumo e, conseqüentemente, seu desempenho.
Em muitas situações a correta correção da acidez e fertilidade do solo seguida de adubações de cobertura da pastagem são suficientes para impedir o desenvolvimento de plantas invasoras. Esse fato ocorre principalmente pelo rápido crescimento da planta forrageira após o pastejo tornando os recursos, principalmente de luminosidade, escassos para o crescimento das plantas invasora. Em algumas situações o uso de herbicidas é uma opção viável e se associado a controles mecânicos a eficiência no controle das invasoras é potencializado.
Controlar plantas daninhas em pastagens visando a alta produtividade requer conhecimentos de adubação, manejo de pastagens, dinâmica de crescimento, formas e épocas para aplicação de herbicidas e principalmente, manejos que evitem o resurgimento das invasoras e todos esses tópicos serão abordados nesse curso.
Para entender mais sobre o assunto, participe do Curso Online "Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens" que terá início no dia 05/11 e será ministrado por Leandro Coelho de Araújo, prof. assistente da Unesp, zootecnista, com Mestrado e Doutorado em "Ciência Animal e Pastagens" pela ESALQ/USP .
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!