De acordo com Bruno Carneiro e Pedreira em artigo escrito para o MilkPoint (clique aqui para ler o artigo na íntegra), o Brasil - que possui alta representatividade na pecuária mundial - ainda identifica a manutenção de pastagens produtivas como um gargalo na bovinocultura. O ato de reformar pastagens é uma rotina de alto custo para pecuaristas, pois substituir capim com capim a conta fica toda para a pecuária. Por outro lado, na integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), quando a agricultura entra no sistema, a correção e a adubação melhoram aspectos químicos de solo que serão aproveitados pela forrageira. Assim, esse custo de adubação e plantio do capim entra na conta da agricultura, que tem os grãos como receita, deixando um pasto estabelecido após a safra. Esse fato, além de reduzir custos, permite uma melhoria na transição água-seca, reduzindo o déficit de forragem na propriedade.
A ILP proporciona inúmeros benefícios, como manter a terra ocupada, permitir a diversificação da produção, reduzir riscos de erosão devido ao plantio direto e manutenção da cobertura do solo e ser uma alternativa para reforma de pastagens. Mas, para se extrair todos esses benefícios, é preciso que se conheçam as formas de realização dessa integração e que se alinhe a prática da ILP com os interesses produtivos da propriedade.
No curso online Integração Lavora-Pecuária, você conhecerá as vantagens e os tipos de ILP existentes e aprenderá analisar os desafios e as opções para o agricultor e para o pecuarista na implantação do sistema. Os instrutores do treinamento são os engenheiros agrônomos Rodrigo Paniago, especialista em Produção de Ruminantes e sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária; e Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida, com experiência em Plantio Direto, Integração lavoura pecuária, Fertilidade e manejo do Solo, Adubação e nutrição de plantas.
O curso tem início no dia 22/05. Para fazer sua inscrição e conhecer mais detalhes sobre o conteúdo, clique aqui!
rogerio cabreira ferreira
Além Paraíba - Minas Gerais - Produção de ovinos de corte
postado em 12/05/2014
Estou iniciando uma criação de ovinos com reprodutores white e black (dorper), na verdade sou de Pirapetinga-MG e gostaria de estar recebenco algo sobre como me integrar na NUCCORTE.
Obrigado e parabéns.