Uma das preocupações do produtor e do profissional que atuam na produção de leite de cabra devem ser as instalações. Através de instalações adequadas o produtor estará equacionando o tempo gasto para todas as atividades da propriedade. Além disso, instalações apropriadas podem auxiliar no controle de enfermidades e proporcionar bem estar ao animal e desta forma, contribuir para o aumento da produção. Uma instalação adequada não significa alto investimento e sim praticidade de acordo com a propriedade.
Também é preciso atentar para os manejos alimentar, reprodutivo e sanitário, pois são essas atividades que garantem a produção animal. Se realizadas de forma correta podem inclusive aumentar a produção de leite. Uma produção organizada garante ao produtor maior sucesso na quantidade e qualidade do leite produzido. Estas atividades vão desde as anotações até a limpeza das instalações. Importante é saber que a prevenção possui um menor custo que o prejuízo.
Por isso, para evitar prejuízos, é importante que se tenha controle da produção. Isso inclui manejo sanitário adequado, com utilização de calendário sanitário, e controle da qualidade do leite, através de exames microbiológicos do leite bem como o controle de células somáticas.
Nesse contexto de controle da qualidade do leite, o produtor deve ficar atento aos problema gerados pela mastite. A mastite é menos comum em cabras do que em vacas, mas ela existe e pode causar grandes prejuízos em uma propriedade. O acompanhamento da incidência desse problema no rebanho deve ser feito através do controle de CCS e CBT e o CMT, que pode ser realizado na propriedade como forma de triagem. O controle e a prevenção são as melhores formas de se evitar prejuízos decorrentes da mastite.
Para auxiliar o produtor na melhora de sua produção foram criadas as Boas Práticas Agropecuárias que são uma série de procedimentos que visam colocar a produção "em ordem" para aumentar a produção do leite em qualidade e quantidade. As BPAs muitas vezes requerem mais organização do que investimento e são pré requisitos para a certificação.
Todos esses temas importantes serão tratados no curso online Leite de Cabra: produção com qualidade do campo à mesa que será ministrado por Léa Chapaval e Teresa Cristina Alves.
Lea possui graduação em Medicina Veterinária pela UFPR (1997), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1999) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela USP (2003). Atualmente é Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em São Carlos, SP (CPPSE). Tem experiência na área de microbiologia e biologia celular e molecular de microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia microbiana, epidemiologia molecular, análise microbiológica do leite e produtos derivados e mastite. Atua também em produção integrada de leite.
Teresa possui graduação em medicina veterinária pela UEL (2004), Mestrado em Qualidade e Produtividade Animal e Doutorado em Qualidade e Produtividade Animal pela FZEA-USP (2010). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em nutrição de ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação, bufalos, metabolismo ruminal.
O curso online Leite de Cabra: produção com qualidade do campo à mesa terá início no dia 26/09 e irá abordar os seguintes temas: instalações para caprinos leiteiros, noções gerais de manejo reprodutivo, sanitário e nutricional, qualidade do leite de cabra, fisiologia da glândula mamária e mastite e Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para a qualidade do leite de cabra.
Rejane Pereira Castro
Araruama - Rio de Janeiro - Indústria de laticínios
postado em 09/08/2011
Já reservei a minha vaga neste curso. É importante que o produtor de caprinos leiteiros se mantenha atualizado.
Até o dia do curso!
Abraços.