A ovinocaprinocultura é uma atividade em franco crescimento, considerando o aumento dos rebanhos, dos valores envolvidos e, principalmente, o enorme mercado potencial de seus produtos.
As iniciativas no setor, entretanto, estão acontecendo de forma isolada, sem priorizar a estruturação da cadeia como um todo. A comunicação é deficiente entre os segmentos que compõe esse agronegócio.
Promover a conexão entre todos os interessados em ovinos e caprinos é o principal objetivo do FarmPoint (www.farmpoint.com.br) e a participação do usuário é fundamental para a riqueza do conteúdo.
O portal traz análises e perspectivas de mercado, notícias, informações técnicas atuais, relevantes e de alta aplicabilidade para quem trabalha com ovinos e caprinos. Tudo isso com acesso gratuito.
Além do conteúdo do site, a AgriPoint desenvolverá treinamentos online dedicados à produção de ovinos e caprinos.
O primeiro curso ocorrerá em julho e terá como tema o controle parasitário em ovinos e caprinos. O curso será ministrado pelo Dr. Marcelo Molento, professor da UFPR e criador do Sicopa - Sistema integrado de controle parasitário.
No mês de agosto haverá o curso Produção de caprinos de corte - conceitos técnicos e econômicos, ministrado pelo Dr. Silvio Dória, professor da Unifeob, Unipinhal e consultor da Capritec. Sílvio escreveu o livro Caprinocultura - criação racional de caprinos e seu curso disponibilizará conceitos essenciais para a produção sustentável de caprinos.
Estão programados, ainda para o segundo semestre, cursos sobre produção intensiva de ovinos de corte e produção de caprinos leiteiros.
Não deixe de conferir. Acesse www.farmpoint.com.br e participe!
José Henrique Bruschi
Coronel Pacheco - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 02/06/2006
Parabéns pelo lançamento do FarmPoint. Penso que, mais uma vez, vcs acertaram em cheio.
Como criador de caprinos leiteiros há mais de 25 anos e como "sapo" no Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos, que funciona aqui na Embrapa Gado de Leite, estou seguro de que caprinovinocultura é uma atividade em franco crescimento, tem enorme potencial para expansão do mercado mas todas as atividades ocorrem de forma isolada e ainda estão desordenadas e desorganizadas.
Tanto Associações de criadores como Câmaras Setoriais e orgãos públicos têm tentado organizar estas cadeias produtivas mas, até hoje, os resultados são pouco expressivos. Faço votos que o FarmPoint seja o catalizador das tão esperadas e necessárias reações para montagem das cadeias de leite, carnes e peles dos pequenos notáveis e, desde já me coloco à disposição de vocês para ajudá-los no que for necessário.
Grande abraço, Henrique