Além da abordagem extremamente atual, o evento será espaço para negociações, troca de informações e incentivo para o surgimento de novas ideias visando o desenvolvimento da ovinocultura nacional.
Clédson Augusto Garcia é zootecnista pela UNIMAR, Mestre em Produção Animal pela FCAV/Unesp de Jaboticabal e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela FMVZ/Unesp de Botucatu. Atualmente é docente de Graduação das Ciências Agrárias da Unimar e responsável pela disciplina de ovinocultura. Clédson também é pesquisador e responsável técnico da Cabanha UNIMAR, com pesquisas na área de Sistemas Intensivos de Produção de Cordeiros Tipo Carne. Além disso, é consultor em vários estados nacionais e criador de ovinos da raça Suffolk desde 2004, entre outras raças tipo carne.
O objetivo principal da palestra é expor os Sistemas de Produção existentes na ovinocultura. Esse assunto é extremamente pertinente, pois o mesmo pode mudar a rentabilidade da atividade, tanto pelo aumento dos índices zootécnicos quanto pela redução dos gastos, principalmente com a alimentação e mão de obra. Os sistemas adotados na ovinocultura são os seguintes:
a) Extensivo: é o sistema que adota pouca tecnologia, ou seja, os animais permanecem o tempo todo a pasto e o criador não possui rotação de pastagem, não realização adubação, entre outras técnicas de manejo;
b) Semiextensivo: nesse sistema os criadores já realizam rotação de pastagens, além da suplementação com alimentos concentrados ou volumosos em épocas de escassez de alimentos (seca) ou em fases da criação que as diferentes categorias animais ou estados fisiológicos requerem mais nutrientes;
c) Intensivo: é o sistema que trabalha com maior nível de tecnologia, podendo ser em pastejo, sendo rotacionado e adubado, trabalhando com maiores taxas de lotação; ou aqueles que os animais ficam estabulados, recebendo ração concentrada, além de silagem, feno ou capineira como volumoso. Nesse último ocorre sensivelmente um aumento dos custos, entretanto simultaneamente incrementa os índices produtivos.
A tomada de decisão de qual sistema a ser adotado dependerá de vários fatores, bem como o tamanho da área, capital de investimento disponível, preço pago pelo mercado comprador, etc. Mas sem dúvida, o ideal é mantermos os animais em pastejo, desde que o mesmo tenham boa qualidade para atender a exigência nutricional dos ovinos, pois nesse sistema os mesmos apreendem seu próprio alimento, reduzindo custos com mão de obra e alimentação.
Anote a data e o local do evento: 14 e 15 de junho, em Marília/SP.
As inscrições poderão ser feitas pela internet no site do evento: "http://www.farmpoint.com.br/simposio/"
Entre em contato com o autor deste artigo através do formulário abaixo!