Diante desse cenário e do montante considerável de capital imobilizado na atividade, a ovinocultura tradicional, de perfil extrativista e de baixa produtividade, vem, ao longo dos anos, se tornando cada vez menos competitiva, tendendo a sucumbir diante das novas demandas de produção e das outras opções existentes de investimento.
Em função disso, processos de intensificação geralmente precisam ser conduzidos, ao menos em alguma fase do ciclo produtivo, a fim de elevar a taxa de desfrute da operação e de aumentar os níveis de produtividade (quilos de cordeiro ha-1 ano-1), o que, consequentemente, resulta em incrementos positivos nos índices econômicos.
Neste sentido, tecnologias de efeito sistêmico, como o creep feeding e o confinamento, podem ser utilizadas de forma estratégica para alavancar os resultados econômicos da empresa, viabilizando a produção de uma maior quantidade de carne com qualidade, no menor espaço de tempo e a custos competitivos.
O quadro abaixo mostra os parâmetros produtivos de uma propriedade de ovinocultura de corte antes (sistema extensivo a pasto) e após (“sistema intensivo”) a realização de um processo de intensificação por meio da adoção do creep feeding durante a fase de amamentação dos cordeiros e do confinamento com ração total 30:70 (relação volumoso:concentrado) na fase de terminação.
Com a fase de terminação sendo executada em confinamento, foi possível expandir a área ocupada de pastagem para cria em 29 ha (165 ha vs. 136 ha) e aumentar o rebanho de matrizes (561 vs. 464) em quase 21% (97 ovelhas), elevando a escala de produção sem aumento de área total (210 ha) e, logo, a produtividade da operação.
O uso do creep feeding incrementou em 46% (220 g/dia vs. 150 g/dia) o desempenho dos cordeiros durante a fase de amamentação, permitindo desmamar as crias com 33% mais peso (24 kgs vs. 18 kgs) à mesma idade e reduzir a idade das cordeiras de reposição à primeira cobertura de 450 dias (15 meses) para 330 dias (11 meses), assim como, encurtar a fase de terminação dos cordeiros de abate.
Por sua vez, o confinamento permitiu um ganho de 400% na taxa de crescimento (250 g/dia vs. 50 g/dia) dos cordeiros e a redução da idade ao abate de 450 dias para 138 dias, encurtando o ciclo produtivo, antecipando receitas e dando dinamismo ao capital de giro da operação.
Imagem 2. Resultados econômicos
Com apenas a adoção do creep feeding e do confinamento, a produtividade (Tabela 1) da empresa teve um incremento de 71% (90 kg/ha/ano vs. 52 kg/ha/ano), o que impactou positivamente os principais indicadores econômicos, com o lucro operacional aumentando em 34% (R$ 30.582,41 vs. R$ 22.793,45) e a rentabilidade crescendo em 1,3 pontos percentuais (6,06% vs. 4,79%), apesar do aumento nos custos médios em função do maior uso de insumos, conforme a Tabela 1 acima.
Para que se possa atuar de forma mais eficiente no cenário competitivo vigente e se obter bons resultados dentro da atividade, é necessário saber como utilizar os recursos biológicos disponíveis e as principais tecnologias inerentes à atividade, assim como, otimizar cada um dos processos diretamente envolvidos no ciclo produtivo a fim de elevar a escala de produção da operação e ter como produto final um cordeiro de alta qualidade pronto para comercialização.
Nesse sentido, o DVD do Curso Online ”Produção Intensiva de Cordeiros: do nascimento ao abate”, traz aos alunos uma visão progressiva da produção intensiva de carne ovina, partindo do mercado e da cadeia produtiva até chegar no cordeiro terminado e em condições de abate.
O instrutor deste curso, Daniel Souza (Prime ASC), procurou chamar atenção para a necessidade do planejamento, da organização empresarial, da aplicação adequada das técnicas de produção e da visão sistêmica e a longo prazo, afim de se obter sucesso nesta atividade.
Para consultar o conteúdo completo e adquirir este DVD clique aqui!
Ou entre em contato:
(19) 34322199
cursos@agripoint.com.br
carlos jorge da c. baptista
OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 08/04/2015
Escrevo a partir de angola para dizer que tenho uma exploração de caprinos e solicitarei os vossos préstimos sempre que for necessario