O curso online “Técnicas de Vendas no Agronegócio” irá auxiliar profissionais da área a lidar com essas dificuldades e desenvolverem novas técnicas de negociação. Confira a entrevista com o instrutor Marco Lopes (Zootecnista com MBA em Gestão Empresarial-FGV) e saiba mais sobre o assunto.
Quais as principais diferenças entre as atividades de vendas no agronegócio e demais setores?
Para vendas mais simples, normalmente realizadas nos balcões de lojas e cooperativas agropecuárias, praticamente não existem diferenças específicas. Já para as negociações maiores, podemos destacar três pontos. Primeiro, o profissional que atua com venda de produtos agropecuários deve, obrigatoriamente, conhecer a fundo a atividade, pois só assim poderá reconhecer as reais necessidades de seus clientes. Em segundo lugar, na maioria das vezes, ele deve visitar as propriedades, para entender a situação atual e identificar como seus produtos e/ou serviços ajudarão os produtores. Desta forma, se gasta muito tempo com deslocamentos e também durante as próprias visitas. Por último, a diversidade do agronegócio produz um ilimitado número de soluções, gerando a necessidade de atualização permanente dos profissionais de venda deste segmento.
Quais as limitações enfrentadas por um profissional de vendas no agronegócio?
A principal limitação é o tempo. Como explicado acima, se gasta muito tempo com deslocamentos, pois normalmente as propriedades estão distantes umas das outras. O tempo necessário para a prospecção, durante as vistas também não é pequeno. Desta forma, além da necessidade de uma boa agenda de trabalho, o vendedor deve sempre planejar bem suas visitas, para colher o máximo de resultado das mesmas.
Qual a sua experiência na área de vendas?
Trabalho diretamente com vendas há 11 anos, tendo atuado em empresas de nutrição animal (foco em ruminantes), de hormônios específicos para IATF, de medicamentos veterinários, genética e, atualmente, trabalho com soluções tecnológicas para produtores de leite. Durante a minha carreira, trabalhei com diferentes canais de venda, como por exemplo, distribuidores, revendas autorizadas e representantes autônomos. Durante este tempo, uma parte de meu trabalho era investido no recrutamento, capacitação e acompanhamento das equipes de vendas.
Como este curso irá auxiliar os profissionais a melhorarem os resultados de suas vendas e negociações?
O curso irá dar noções de planejamento da atividade como um todo. Desde a montagem da agenda de trabalho até à criação de argumentos para apresentar as soluções de produtos e serviços aos produtores rurais. Após o término do curso, o aluno será capaz de maximizar a sua atividade, gerando com isso resultados muito positivos.
O curso já está no ar e você ainda pode participar! Nos Cursos Online AgriPoint, além de acesso as aulas, você ainda pode interagir com os outros alunos e tirar suas dúvidas com o instrutor através do fórum de perguntas e conferência online.
Você também pode aproveitar essa oportunidade para investir no desenvolvimento de sua equipe de vendas!
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Marcelo Carlos Zacarin Ramos
São Paulo - São Paulo - Indústria de laticínios
postado em 25/11/2013
Bom dia, tenho interesse no curso, porém tenho algumas dúvidas:
- Atuo na área comercial faz 15 anos, hoje sou responsável por todo o canal KA, já fiz vários curso, vendas, negociação e planejamento. Será que este curso irá me auxiliar na condução dos negócios com os grandes clientes (Redes supermercadistas)?? Não é um curso voltado ao produtos??
at,
Marcelo Ramos