O planejamento sucessório é uma tarefa híbrida, que envolve a visão estratégica para o negócio e a determinação de trajetórias de vidas de um grupo heterogêneo de pessoas (pais, filhos, avós, netos, irmãos, etc). A ideia do curso é atender aos diversos membros desses grupos familiares para que cada um possa estudar e esclarecer suas próprias dúvidas e em seguida discutir o tema com outros familiares inscritos no curso.
Uma questão interessante sobre o curso, é que os membros de uma mesma família podem cada um fazer sua inscrição e participar do curso sem se preocupar em estar no mesmo ambiente e horário para poder estudar e debater o tema da sucessão.
O instrutor do curso é Francisco Vila, formado em Economia (Alemanha) e Gestão (EUA); consultor internacional de governos (programas de desenvolvimento) e empresas (projetos de modernização) em diversos países; docente em cursos de pós-graduação (Portugal e Alemanha); pesquisador, consultor e comentarista de temas ligados à agropecuária brasileira e membro de diversas associações e conselhos.
Segundo Francisco, "podemos decidir não tecnificar, ampliar ou diversificar nossa produção rural, no entanto não podemos 'fugir' da tarefa de passar o bastão à próxima geração".
A sucessão rural é uma tarefa inevitável, mas pode se preparar o processo sucessório com calma, inteligência e participação, otimizando o negócio e suavizando os conflitos entre as gerações e entre os herdeiros. O curso abordará, justamente, os principais aspectos, conceitos e ferramentas que facilitam esse processo.
Para os interessados, o curso terá início em 20 de junho e já está com inscrições abertas na página www.agripoint.com.br/curso/sucessao-rural. Nessa página estão disponíveis maiores informações sobre o curso. Também pode se obter mais informações através do telefone (19)3432-2199 ou do email cursos@agripoint.com.br.
Assista o trecho de uma entrevista em que o instrutor fala um pouco sobre o tema sucessão rural:
Entrevista de Francisco Vila sobre o tema sucessão rural from AgriPoint Portais on Vimeo.
Ficou interessado? Clique aqui e inscreva-se!
Janete Zerwes
Cuiabá - Mato Grosso - Produção de gado de corte
postado em 21/06/2011
É muito inteligente e economica a atitude de estudar antecipadamente a questão da Sucessão Rural. Em geral negócios ligados a agricultura e pecuária, envolvem patrimônios em terras. Nem sempre os herdeiros tem a oportunidade, ou a vontade de participar ativamente das atividades. Em alguns casos um ou dois dos herdeiros atuam efetivamente no campo. Essa disparidade de conhecimento sobre a atividade e a economia da mesma, acaba gerando enormes conflitos sucessórios. Uns tem idéias equivocadas sobre os rendimentos, outros colocam em xeque a administração, outros se sentem inseguros por ignorar a realidade da atividade, sem contar que a divisão das terras, pode ter forte impacto sobre o aspecto da viabilidade relacionada a escala de produção. Por todos esses fatores, um Curso como esse, deveria ser oferecido e ministrado não só on-line, mas localmente, visando pólos agrícolas importantes.
Abraço,
Janete Zerwes