A Figura 1, abaixo, procura ilustrar um sistema de produção estabilizado, com seus elementos constituintes e o fluxo dos recursos e tecnologias em direção ao produto final.
Além disso, é possível observar que o processo produtivo é circundado por um ambiente institucional e, por um ecossistema de produção que é o resultado da interação dos fatores físicos naturais com os animais e plantas inseridas no sistema de produção.
Esses dois elementos em conjunto, irão determinar as opções de condução para o processo produtivo, a natureza de seus resultados, como também, terão forte influência sobre os tipos de instalações que serão adotadas na propriedade e sobre a escolha dos materiais a serem usados na construção dessas instalações.
Assim, para que o sistema de produção planejado em função dos objetivos finais da empresa pecuária possa ser organizado, executado e gerenciado de forma apropriada, no que diz respeito ao manejo dos insumos e do rebanho em todas as suas áreas de competência (ou seja, genética, reprodução, nutrição, sanidade e gestão), é necessário que exista uma infraestrutura de suporte que permita a aplicação das tecnologias de produção e a execução dos procedimentos operacionais inerentes ao modelo de produção adotado.
Essa infraestrutura de suporte é fornecida pelas instalações, desde a cerca do pasto até o depósito de insumos, e é extremamente importante saber dimensionar, adaptar, instalar, operar e manter essas estruturas, que de uma forma geral, possuem uma ampla gama de funções e objetivos, dentre os quais é possível destacar:
1. Possibilitar práticas rotineiras de manejo;
2. Permitir a implementação de tecnologias;
3. Oferecer áreas sombreadas e secas;
4. Proteger do ataque de predadores;
5. Proteger de condições climáticas severas;
6. Contribuir para o bem-estar dos animais;
7. Minimizar situações estressantes;
8. E por fim, garantir a qualidade do produto final.
O curso ‘Instalações para Ovinos’ busca fornecer os princípios básicos e as informações de referência necessárias ao dimensionamento de uma infraestrutura funcional, de baixo custo, salubre e etológica quanto a seu propósito, permitindo assim, a construção de instalações – com eficiência e resultados satisfatórios – focadas na produção de carne ovina de qualidade.
O curso começa no dia 16/04 e até o dia 26/03 você pode se inscrever com desconto, clique aqui!
Instrutor: Daniel de Araújo Souza
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2005), especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (2007), especialização em Manejo da Pastagem pelas Faculdades Associadas de Uberaba (2008), mestrado (2011) e doutorado (em andamento) em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. É consultor da Prime ASC e colunista do portal FarmPoint, atuando nas diversas áreas da cadeia produtiva da carne ovina.
josé assenção das neves sobrinho
Teresina - Piauí - Médico Veterinário
postado em 19/03/2014
Dr. Daniel porque o curso não chamamos de Curso de Instalações de caprinos e ovinos.