Para a elaboração deste projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro.
No início do ano, o FarmPoint também lançou um formulário (clique aqui) para aumentar a rede de informantes, captar as tendências de mercado dos estados brasileiros e levar informações relevantes ao leitores. Este formulário permanecerá em aberto e também será utilizado para as próximas cotações.
Tabela 1 - 11ª Cotação Mensal do Preço do Cordeiro - novembro de 2011.
*Fonte: Formulário de Cotação do FarmPoint, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada entre os dias 27 a 29 de novembro de 2011.
Comentários dos informantes de mercado
Um informante do Mato Grosso comentou que está praticando a venda do quilo vivo pelo preço de R$ 3,00. "Este preço poderia ser melhor se não tivéssemos que carregar estes animais no MT e abatê-los no Estado de São Paulo. Atualmente estamos enviando duas cargas mensais de cordeiro em pé pra lá. Em breve, nossa indústria estará pronta e temos certeza que este preço subirá".
Um informante do Rio Grande do Sul citou que acabou a entressafra de cordeiro, mas o consumo continua em alta, por isso os preços continuam aquecidos.
Equipe FarmPoint
luciano olivi monari
Adamantina - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 29/11/2011
adamantina interior de sao paulo e vendido a doze reais o kl abatido