Esse conteúdo é inédito e a tendência é coletarmos dados de estados que ainda não estão na nossa pesquisa. Para a elaboração desse projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro.
Tabela 1 – Média do preço do kg/carcaça e da arroba do cordeiro cotados em 09 estados do Brasil.
*Fonte: Formulário de Cotação do FarmPoint, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada entre os dias 30/05 a 10/06.
Informações de destaque
Um informante do Paraná comentou que precisamos incentivar nacionalmente o consumo de cordeiros e diminuir o seu custo de criação e engorda. “Precisamos baratear o preço, pois a arroba do cordeiro está valendo, em algumas regiões, 210 reais, mais que o dobro da arroba do boi”.
De acordo com a Emater do Rio Grande do Sul, a condição climática com alta umidade no solo tem prejudicado o desenvolvimento do rebanho ovino na maioria das regiões produtoras do Estado, pois aumenta a incidência de verminose e manqueira. Nas propriedades onde estes parasitos apresentam maior resistência, os técnicos da Emater/RS-Ascar e agentes sanitários da Secretaria Estadual de Agricultura têm recomendado os ovinocultores a realizarem rodízio de vermífugos e, em casos mais extremos, realizar exame de fezes dos animais e utilizar vermífugo específico, ou que apresente baixa resistência destes parasitos. Algumas propriedades já apresentam parição de cordeiros, 8 principalmente nas pequenas criações, onde o carneiro permanece todo o ano com o rebanho de cria. É recomendado nesta época do ano que os produtores iniciem o manejo de final de gestação (últimos 30 dias), principalmente limpeza de úbere e vacinação contra clostridiose.
Quer ser um informante de mercado? Quer dar alguma sugestão? Envie um email para: contato@farmpoint.com.br e contribua com esse projeto!
Raquel Maria Cury Rodrigues, Equipe FarmPoint
diogo bol
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - OUTRA
postado em 13/06/2013
Bom Dia ! Existe alguma explicação para tamanha diferença entre SP e RS ?