Esse conteúdo é inédito e a tendência é coletarmos dados de estados que ainda não estão na nossa pesquisa. Para a elaboração desse projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro.
Tabela 1 – Média do preço do kg/carcaça e da arroba do cordeiro cotados em 12 estados do Brasil.
*Fonte: Formulário de Cotação do FarmPoint, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada entre os dias 24/06 e 05/07.
Informações extras
De acordo com a Emater/RS, o rebanho ovino do Estado, de maneira geral apresenta boas condições nutricionais, mas com diminuição do peso corporal dos animais devido à redução da qualidade das pastagens nativas, pois poucos produtores suplementam os ovinos com pastagens cultivadas. As condições sanitárias também são boas e com as ovelhas em fase de parição. Na região de Bagé, o rebanho ovino das propriedades de pecuaristas familiares apresenta elevado percentual de parição de cordeiros, que deve estender-se até setembro. A condição climática no momento tem favorecido o nascimento, porém é fator preocupante as chuvas acompanhadas de baixas temperaturas. Não são registradas mortes de cordeiros devido ao frio ou à carência nutricional. Para a época, é recomendado o manejo de limpeza de úbere e entre pernas, esquilas pré- parto e vacinação contra clostridioses. No município de Santa Margarida do Sul, houve casos isolados de verminoses resistentes (haemoncose) a vermífugos (antihelminticos), porém não ocorreram surtos. Em Manoel Viana, os produtores estão encaminhando propostas de financiamento para custeio e investimento no programa do Governo “Mais Ovinos no Campo”. A comercialização está em baixa, com pequena oferta de animais para abate.
Quer ser um informante de mercado? Quer dar alguma sugestão? Envie um email para: contato@farmpoint.com.br e contribua com esse projeto!
Raquel Maria Cury Rodrigues, Equipe FarmPoint
PEDRO ÁLEX ALMEIDA DE JESUS
Nossa Senhora Aparecida - Sergipe - Produção de ovinos de corte
postado em 10/07/2013
Parabéns ao grupo Farmpoint pela iniciativa!