Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

24º cotação mensal do preço do cordeiro: kg/carcaça e arroba

postado em 10/07/2013

20 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O FarmPoint está realizando a cotação mensal do preço do cordeiro desde janeiro de 2011. A princípio, o projeto visava apresentar aos leitores a cotação do preço do kg/vivo praticado nos estados brasileiros. Desde a última edição, o FarmPoint passou a divulgar a cotação dos preços do kg/carcaça e da arroba, pois acredita que esses índices serão melhor utilizados pelos produtores e pela indústria ovina brasileira. Além disso, frisamos que esses valores são referentes ao mercado formal de carne ovina.

Esse conteúdo é inédito e a tendência é coletarmos dados de estados que ainda não estão na nossa pesquisa. Para a elaboração desse projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro.

Tabela 1 – Média do preço do kg/carcaça e da arroba do cordeiro cotados em 12 estados do Brasil.


*Fonte: Formulário de Cotação do FarmPoint, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada entre os dias 24/06 e 05/07.

Informações extras

De acordo com a Emater/RS, o rebanho ovino do Estado, de maneira geral apresenta boas condições nutricionais, mas com diminuição do peso corporal dos animais devido à redução da qualidade das pastagens nativas, pois poucos produtores suplementam os ovinos com pastagens cultivadas. As condições sanitárias também são boas e com as ovelhas em fase de parição. Na região de Bagé, o rebanho ovino das propriedades de pecuaristas familiares apresenta elevado percentual de parição de cordeiros, que deve estender-se até setembro. A condição climática no momento tem favorecido o nascimento, porém é fator preocupante as chuvas acompanhadas de baixas temperaturas. Não são registradas mortes de cordeiros devido ao frio ou à carência nutricional. Para a época, é recomendado o manejo de limpeza de úbere e entre pernas, esquilas pré- parto e vacinação contra clostridioses. No município de Santa Margarida do Sul, houve casos isolados de verminoses resistentes (haemoncose) a vermífugos (antihelminticos), porém não ocorreram surtos. Em Manoel Viana, os produtores estão encaminhando propostas de financiamento para custeio e investimento no programa do Governo “Mais Ovinos no Campo”. A comercialização está em baixa, com pequena oferta de animais para abate.

Quer ser um informante de mercado? Quer dar alguma sugestão? Envie um email para: contato@farmpoint.com.br e contribua com esse projeto!

Raquel Maria Cury Rodrigues, Equipe FarmPoint
 

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

PEDRO ÁLEX ALMEIDA DE JESUS

Nossa Senhora Aparecida - Sergipe - Produção de ovinos de corte
postado em 10/07/2013

Parabéns ao grupo Farmpoint pela iniciativa!

raimundo nunes da rocha filho

Russas - Ceará - Produção de ovinos de corte
postado em 11/07/2013

faltou o ceara na sua cotaçao

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 11/07/2013

Pedro, boa tarde. Obrigado pelo elogio! Continue participando conosco!

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 11/07/2013

Raimundo, boa tarde. Obrigado pela participação. Nesse mês não colocamos a cotação do Ceará pois não tivemos um número mínimo de informantes do estado para passar os preços. Esperamos que mais informantes cearenses participem da pesquisa para que possamos colocar os valores do Ceará de forma confiável na próxima pesquisa. Grande abraço!

Robson de paula porciuncula

Arapiraca - Alagoas - Produção de ovinos de corte
postado em 12/07/2013

Parabéns,gostei das informações!

Alexandre Alarcão Gomiero

Buritizeiro - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 12/07/2013

Raquel, o preço de Minas Gerais é de qual frigorífico? Qual é a fonte?
Parabéns Equipe FarmPoint!

Silvana Hedwiges Suárez Brayer

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Estudante
postado em 12/07/2013

Acompanho Sempre A Coração. Inclusive Utilizei Esses Dados Para Meu TCC.
Obrigada A Toda Equipe Da Farmpoint.

José Oton Prata de Castro

Divino das Laranjeiras - Minas Gerais - Produção de ovinos e caprinos - corte
postado em 14/07/2013

É isso aí Dra. Raquel M. Cury. Mais uma vez parabens pelo seu incansável trabalho de nos manter bem informados. Abraços José Oton Prata de Castro.

Alexis Reyes

Punta del Este - Maldonado - Uruguai - Emprendimentos Ovinos/ Carnes e sub produtos
postado em 18/07/2013

Raquel ,bom dia.
Uma consulta.: Qual è a regiao de concentraçao produtiva no estado de SC ?
Vc tem dados dos frigorificos e abatedouros principais nessa regiao?
Obrigado e muita força e desenvolvimento  a os produtores e a equipe da Farm Point

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 18/07/2013

Oi Alexandre, boa tarde, tudo bem? Nesse último mês cotei o preço de MG com produtores que estão abatendo os seus cordeiros nos frigoríficos e não captei preços direto com a indústria. Você tem alguns contatos para me passar? Eu conheço poucos frigoríficos em MG. Será muito bem-vindo novos contatos! Abraços e continue participando conosco.

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 18/07/2013

Oi Alexis, boa tarde. Tudo bem? Obrigado pelos elogios e pelo contato. A participação do pessoal de Santa Catarina é grande e recebo contatos do estado todo. Eu não tenho dados dos frigoríficos, apenas ligo para acompanhar os preços e saber o que está ocorrendo no mercado. Obrigado e se precisar de mais alguma coisa pode entrar em contato comigo. Grande abraço e continue nos acompanhando!

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 18/07/2013

Pessoal, obrigado pelas dicas e ideias. Para nós isso é muito importante. Anotamos todas elas para tentar melhorar sempre a nossa cotação mensal. Continuem nos acompanhando. Abraços, Raquel

Evair de Lima Beltrame

Juara - Mato Grosso - Estudante
postado em 24/07/2013

Bom Dia, Raquel Maria Cury Rodriguês
Tudo bem?

Muito bom essa cotação, estão de parabéns.
Percebe-se que a ovinocultura é uma atividade que pode mudar o setor financeiro de muitos produtores, pois é uma atividade que pode ser consorciada com a bovinocultura de corte, gerando outra renda aos produtores, como uma atividade extra.

Uma dúvida, vocês não conseguiram dados do Mato Grosso?
Abraços.

Pércio Eduardo Ferrarese

Severínia - São Paulo - cana'd'açucar
postado em 26/07/2013

Boa tarde, gostaria de saber se tem frigorifico para cordeiro na região de São Jose do Rio Preto SP ou Barretos SP ,sou de Severinia  SP mas tenho propriedade em Olimpia SP. Estou querendo começar a criar se não for tão longe os frigorificos de minha região.

Luciano Ferreira dos Santos

Mirante - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 30/07/2013

parabéns a todos, muito boa esta publicação...

Wellington

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 05/08/2013

Olá,tenho propriedade em São Tiago MG tenho 2 alqueires de terra gostaria de entrar no projeto qual é o primeiro ponto de partida, qual a cooperativa mais perto aonde consigo matrizes,preciso de todas informações para fazer este projeto sair do papel por favor mi ajuda,aguardo retorno Obrigada.

Alexandre Alarcão Gomiero

Buritizeiro - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 06/08/2013

Bom dia, Raquel! Eu fiz aquela pergunta, justamente por desconhecimento sobre frigoríficos atuando em Minas Gerais. Gostaria de saber onde os produtores que lhe forneceram as informações de MG estão abatendo seus cordeiros, aqui ou em outros estados. Obrigado.  

jean stenio de freitas

São José do Rio Preto - São Paulo - Produtor Rural
postado em 10/08/2013

Muito bom esse trabalho de cotaçao, parabéns.

Ataliba F Aguilar

Ribeirão Preto - São Paulo - Produção de caprinos de corte
postado em 12/08/2013


Boa noite,
seria muito bom se divulgassem um classificados onde comprar ou vender as matrizes e machos em cada estado,facilitaria muito os negocios,obg

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 13/08/2013

Oi Evair, bom dia, tudo bem? Obrigado pela participação. Nessa cotação não tivemos um número de informantes mínimo do Mato Grosso para publicarmos os preços do estado, porém, o MT já esteve em cotações anteriores.

Pércio, a princípio não conheço frigoríficos nessa região. Conheço um em Promissão, outro em Pirassununga e outro em Jundiaí. Se interessar, me mande um email que te passo os contatos: raquel@agripoint.com.br

Alexandre, bom dia. Obrigado pela participação. Peço por favor que me mande um email para eu te passar essas informações.

Abraços e continuem participando conosco. Essa semana libero a próxima cotação.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade