Esse conteúdo é inédito e a tendência é coletarmos dados de estados que ainda não estão na nossa pesquisa. Para a elaboração desse projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro.
Tabela 1 – Média do preço do kg/carcaça e da arroba do cordeiro cotados em 10 estados do Brasil.
*Fonte: Formulário de Cotação do FarmPoint, Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada entre os dias 25/07 a 12/08.
Informações extras
De acordo com a Emater/RS, os rebanhos dos ovinocultores em geral ainda estão na fase de nascimento de cordeiros, apresentando elevado percentual de parição, que deve estender-se até o final do mês de setembro na maioria das regiões produtoras de ovinos do Estado. As condições climáticas do período, marcado pela presença de chuvas acompanhadas de baixas temperaturas, em algumas situações podem causar hipotermia (redução brusca da temperatura corporal) no momento do nascimento dos cordeiros levando a morte dos animais. Até o momento é considerada baixa a mortalidade de cordeiros na maioria das regiões. Outra providência que os ovinocultores, especialmente aqueles das regiões mais frias do Estado, estão aderindo é o chamado parto assistido, que consiste no recolhimento dos animais ao final do dia para as mangueiras ou proximidade das sedes das propriedades, reduzindo o número de mortes dos cordeiros por predadores naturais ao nascer. Para a época esta sendo recomendado o manejo de limpeza de úbere e entre pernas, esquilas pré-parto e vacinação contra clostridioses. Neste período de aumento da umidade e da limitação na oferta de forragem vem ocorrendo algumas mortes de animais por elevada infestação de vermes e/ou aumento ocorrência de manqueira, sem maior relevância no contexto geral da ovinocultura gaúcha.
Quer ser um informante de mercado? Quer dar alguma sugestão? Envie um email para: contato@farmpoint.com.br e contribua com esse projeto!
Raquel Maria Cury Rodrigues, Equipe FarmPoint
NGP
Oleo - São Paulo - Produção de ovinos de corte
postado em 19/08/2013
Por favor não entendo muito bem , como faço para saber quanto está o preço do peso vivo do cordeiro?
Kg/ carcaça o que é?
arroba quanto é do cordeiro?
grata
Roseli NGP