Para a elaboração deste projeto, realizamos um levantamento e entramos em contato com frigoríficos e produtores de carne de várias praças (associações, cooperativas e produtores que possuem uma marca de comercialização de carne) e órgãos estaduais que realizam cotações regionais de carne de cordeiro. Esta é mais uma iniciativa do FarmPoint para levar informações relevantes aos leitores.
Tabela 1 - Cotação do preço do cordeiro - março de 2011.
* Fonte: Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Emater/RS, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), Informativo Semanal do Preço do Cordeiro - UNICETEX/FZEA/USP, frigoríficos dos estados participantes, cooperativas, associações e produtores de ovinos. PS: cotação realizada dia 17 de março de 2011.
Destaques
Informantes da Bahia comentaram que a oferta de cordeiros está muito boa. Um dos informantes comentou que há tanto cordeiro atualmente no mercado que estão a quatro meses vendendo mal. "Estamos tentando empurrar nossa produção no mercado da Bahia. Sem sucesso, tivemos que dar férias ao pessoal da indústria até que o mercado reaja". Já no Paraná a escassez de cordeiros permanece, assim como no Mato Grosso. No PR, os preços se mantiveram estáveis.
Em Goiás, também está faltando cordeiro no mercado e há algumas indústrias ociosas. Um dos informantes citou que falta cordeiros de qualidade no mercado goiano. "O produtor não está produzindo nos padrões da indústria e nos padrões que os consumidores buscam".
No Rio de Janeiro, um dos informantes comentou que a cadeia no estado tem feito avanços significativos. "Embora tenhamos ainda um longo caminho a percorrer", completou ele.
Os preços de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Tocantins permaneceram estáveis quando comparado ao mês de fevereiro.
Confira a cotação mensal do preço do cordeiro do mês de fevereiro
Equipe FarmPoint
Quer ser um informante de mercado? Entre em contato pelo box abaixo ou envie um email para: contato@farmpoint.com.br
Marcelo Spinola Vianna
Araruama - Rio de Janeiro - Produção de ovinos
postado em 18/03/2011
Excelente!
Vamos manter estes dados sempre atualizados.
Parabéns à equipe que idealizou o levantamento!