A entrega faz parte das ações do Programa Alagoas Mais Ovinos, num convênio com o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) e será realizada a partir das 9h, no Centro de Recepção de Ovinos e Caprinos.
"Os animais que as famílias vão devolver após dois anos são filhotes das matrizes, e serão usados para incluir outras famílias no programa", salienta o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário Edson Maruta, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que coordena o Alagoas Mais Ovinos.
"Ao todo, mais de 5 mil animais mestiços da raça Santa Inês e reprodutores puros de origem estão sendo entregues por meio do contrato de empréstimo às famílias de agricultores já cadastradas. Serão beneficiadas 750 famílias", frisou Maruta.
"Esperamos reduzir para sete meses a idade do abate dos animais, aumentar para 30 quilos o peso ao abate, reduzir a idade de parição, formar em cada comunidade uma reserva alimentar para os animais baseada em palma, feno, silagem e leguminosas adaptadas à região, e aumentar a oferta de leite de cabra no Estado", destacou o zootecnista Sílvio Azevedo, gestor do programa.
Lançado em 2009 no município de Piranhas, o Programa Alagoas Mais Ovinos está beneficiando famílias compostas por agricultores familiares, preferencialmente com Declaração de Aptidão ao Pronaf, de baixa renda, que já tenham aptidão para criação de animais, ou assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas.
As informações são da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (SEAGRI), adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: